Segurança realiza Operação Força Integrada para fiscalizar documentação de comércios de sucata nas Zonas Norte e Oeste

Segurança realiza Operação Força Integrada para fiscalizar documentação de comércios de sucata nas Zonas Norte e Oeste

Na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro, a Secretaria de Segurança realizou a Operação Força Integrada, juntamente com demais Secretarias Municipais e órgão competentes, para averiguar a regularização administrativa e de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em comércios de sucata em bairros da Zona Norte e Zona Oeste de Mogi Guaçu. Os fiscais verificaram documentações obrigatórias, riscos de incêndio, acúmulo de água parada e possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Todas as ações foram acompanhadas pelo secretário Municipal de Segurança, Élzio Romualdo, e pelo Comando da Guarda Civil Municipal (GCM). “Junto com a operação integrada também foi feita uma orientação para os proprietários sobre a aquisição de materiais de procedência duvidosa, especialmente em decorrência do aumento de furtos de fios, cabos de cobre e outros materiais”, comentou.

Neste dia, a ação aconteceu nas Ruas Conchal e Bauru, na Vila São Carlos, na Zona Norte, e nas Ruas Lindor de Souza Leite, no Jardim Igaçaba, e José Cândido Rangel, no Jardim Santa Helena, na Zona Oeste. E após a vistoria nesses locais, a fiscalização constatou que todos os estabelecimentos não estavam com a documentação regularizada e sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Além disso, em um comércio da Zona Oeste também foi encontrado criadouro do mosquito Aedes aegypti.

“Por isso, os proprietários foram notificados para que providenciem regulamentação dentro do prazo estipulado, assim como o estabelecimento com criadouro de dengue foi notificado pela Vigilância Epidemiológica. Após o término dos prazos de regularização de documentos, novas fiscalizações serão realizadas e as irregularidades serão autuadas pelo setor responsável”, disse.

De acordo com o secretário, a operação teve como objetivo executar ações preventivas por meio da integração entre as Secretarias, setores e instituições envolvidas, juntamente com a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros. “Esta operação é o ponto de partida para uma série de fiscalizações que iremos realizar ainda em outros estabelecimentos, dos quais, já recebemos denúncias sobre furtos e de usuários de entorpecentes”, adiantou.  

A Operação Força Integrada foi realizada entre as Secretarias de Segurança, de Serviços Municipais (SSM), de Saúde e de Comunicação, assim como a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Corpo de Bombeiros. A ação contou ainda a colaboração de servidores do setor de Fiscalização, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica e com o apoio da Renovias e da Neoenergia.  

“A Secretaria Municipal de Segurança, em conjunto com os demais setores envolvidos, já está planejando a próxima etapa da operação com fiscalização em outros locais do município”, finalizou Elzio Romualdo.