Esca realiza mais de 1,8 mil abordagens a pessoas em situação de rua em 2025

Esca realiza mais de 1,8 mil abordagens a pessoas em situação de rua em 2025

Entre janeiro e novembro de 2025, a Equipe Segurança, Cidadania e Acolhimento (Esca) realizou 1.851 abordagens sociais a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em Mogi Guaçu. A ação é desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social (SAS), Serviços Municipais (SSM) e Segurança.

Deste total, 456 foram encaminhadas para atendimentos psicossociais especializados, incluindo o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além da Rede Socioassistencial e da Rede Intersetorial do município.

Durante o período, a Esca também contabilizou 210 acolhimentos institucionais, 24 reinserções familiares e sociais e 169 passagens concedidas com destino à cidade de origem das pessoas atendidas. E na área da Saúde, foram registradas ainda nove internações compulsórias, uma internação involuntária e cinco internações voluntárias.

A psicóloga e coordenadora da Esca, Marcela Rodrigues Sibella, destacou que o trabalho de abordagem social ocorre em pontos estratégicos da cidade e tem como principal objetivo o diálogo e a sensibilização. “Nosso intuito é conscientizar as pessoas em situação de rua para que aceitem o acolhimento. Aceitar o abrigo e o acompanhamento é o primeiro passo para a reinserção social e para o início de uma nova vida”, comentou.

Como ajudar
A Equipe Segurança, Cidadania e Acolhimento mantém um trabalho permanente de busca ativa nos principais pontos críticos de Mogi Guaçu, como a região central, a Praça da Capela, os Jardins Zaniboni, na Zona Leste, e o bairro Guaçu Mirim, na Zona Sul.

A população também pode colaborar ao identificar pessoas em situação de rua. Nessa situação, o munícipe pode acionar a Esca pelos telefones (19) 3841.9282 ou (19) 99776.9263 e, desta forma, irá contribuir para o encaminhamento adequado e para a ampliação das ações de acolhimento na cidade.