SECRETARIAS

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE)

Criação
O SAMAE de Mogi Guaçu, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, é uma Autarquia Municipal, criada pela Lei Municipal n° 1.001 de 29 de agosto de 1973, possuindo personalidade jurídica própria, autonomia administrativa e financeira.
Finalidade
Sua finalidade consiste em estudar, projetar e executar, diretamente ou mediante contrato com organizações especializadas em Engenharia Sanitária, as obras relativas à construção ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários, bem como administrar, operar, manter, conservar e explorar diretamente os serviços de água e esgoto sanitários, lançar, fiscalizar e arrecadar as tarifas dos serviços de água e esgoto. Também tem a função de órgão coordenador e fiscalizador entre o Município e os órgãos federais ou estatais para estudos, projetos e obras de construção, ampliação ou remodelação dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de coleta de esgotos sanitários. Exercer quaisquer outras atividades relacionadas com sistemas públicos de abastecimento de água e coleta de esgotos, compatíveis com as leis gerais e especiais e defender os cursos de água do Município contra a poluição.

Histórico
Para se contar a história do SAMAE, é preciso primeiramente fazer uma retrospectiva no tempo, retratando como funcionava o saneamento básico da cidade. Até 1966 a água era captada de uma nascente na chácara Bela Vista (Jardim Hermínio Bueno) e bombeada para um reservatório localizado na Vila São João, (onde atualmente funciona a E.T.A - Estação de Tratamento de Água); do reservatório, a água era distribuída (SEM TRATAMENTO) as proximidades do cemitério da cidade (Praça da Bíblia). Em 1967, na administração do Prefeito Municipal, Sr. Antônio Giovani Lanzi, elaborou-se um projeto para se criar o Departamento de Água e Esgoto, estimando o crescimento da cidade por 20 anos, visando atender toda a população, tendo como finalidade tratar a água do Município. Em 1973, foi criado o SAMAE.

Qualidade da Água
A água consumida pela população é captada do rio Mogi Guaçu, tratada na Estação de Tratamento de Água (E.T.A.), armazenada e distribuída, tornando-a própria para o consumo conforme padrões nacionais e internacionais de qualidade. Aproximadamente 99% do esgoto resultante é coletado e cerca de 60% é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.) antes de ser lançado no rio. Novos projetos em fase de estudo e de obras objetivam ampliar o percentual do esgoto tratado, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da água do Rio Mogi Guaçu. Todo o processo do tratamento de água é acompanhado por análises físico-químicas de pH, turbidez, flúor, cloro, sabor, odor e bacteriológica, realizados - conforme o tipo - de hora em hora, diária, mensal, trimestral e semestralmente. As amostras para análise são recolhidas da água in natura, da água tratada na E.T.A., bem como da rede de distribuição e são efetuadas conforme determinado na Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde e as estabelecidas por Laboratório da E.T.A. Os mesmos controles são efetuados nas Estações de Tratamento de Esgoto com suas análises e frequências específicas.

Site: http://www.samaemogiguacu.com.br/

Rua Paula Bueno, 240 - Centro, Mogi Guaçu / SP