2026: Secretaria de Saúde e Franco Montoro planejam mais atendimentos de consultas e exames

2026: Secretaria de Saúde e Franco Montoro planejam mais atendimentos de consultas e exames

A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro será ampliada em 2026. A meta é aumentar os atendimentos de consultas e exames, tanto nos postos de saúde, quanto no Centro de Especialidades Médicas e Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos.

O assunto foi tema de reunião nesta terça-feira, dia 23 de dezembro, no Gabinete do prefeito Rodrigo Falsetti, e contou com a presença do secretário de Saúde, Luciano Firmino Vieira e do diretor geral da Franco Montoro, Mário Vedovello Filho e da secretária de Administração, Kelly Camilotti Cavalheiro. 

“Nós estamos acompanhando de perto toda a evolução da Franco Montoro e temos certeza que a presença dos universitários nos atendimentos irá melhorar ainda mais nossa Saúde e reforçar um trabalho de excelência que já é feito tanto nos postos de saúde quanto no Hospital Municipal”, comentou o prefeito Rodrigo Falsetti. 

A ideia principal é aumentar o número de estudantes do curso de Medicina nas portas de atendimento do município, em especial no Hospital Municipal. Além disso, os atendimentos no Centro de Especialidades do Boulevard Bandeirantes serão ampliados, assim como os exames.

“Nós estamos em processo de compra de um aparelho de ultrassom para o Centro de Especialidades e vamos conseguir iniciar já no próximo ano os exames para os pacientes atendidos lá. E, agora, vamos reforçar com nossos alunos no Hospital Municipal”, comentou o diretor da Franco Montoro. 

Centro de Especialidades 
O Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Franco Montoro completou um ano de funcionamento em agosto desse ano. A estrutura, que fica no segundo piso do Boulevard Bandeirantes, no Parque Cidade Nova, foi criada em parceria com a Secretaria de Saúde e já realizou mais de 3.900 atendimentos no local. 

O Centro de Especialidades conta com atendimentos em nutrição, psicologia, pediatria, gastroenterologia, cardiologia, dermatologia, hematologia, otorrinolaringologia, nefrologia, neurologia, obesidade infantil, obesidade adulto, pneumo infantil e alergia infantil. O espaço, que também funciona como ambulatório escola, integra a formação acadêmica dos estudantes do curso de Medicina e amplia a oferta de serviços especializados à população.

Reconhecimento 
Vale lembrar que o Conselho Pleno do CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) aprovou, em outubro desse ano, o curso de medicina da Faculdade Professor Franco Montoro com a nota 4.08 de 5 máxima. A nota classifica a Medicina da Franco como “Excelente”.

Esse reconhecimento, que atesta a qualidade do curso, é pré-requisito para a Faculdade Municipal dar um passo a mais. “Nós recebemos junto com a nota, uma sugestão dos especialistas do CEE para montarmos um programa de residência médica, que aceitamos”, informou Mário Vedovello Filho, já pensando no próprio Hospital Municipal. 

Atualmente, a Faculdade de Medicina da Franco tem 540 alunos matriculados, com a primeira turma formada neste mês de dezembro. “Nossos alunos têm atividades nas unidades básicas de saúde desde o primeiro ano com 100% dos tutores médicos desde o início do curso, que é um diferencial da Franco Montoro”, destacou o diretor.