Mogi Guaçu promove a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no dia 31 de julho

Mogi Guaçu promove a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no dia 31 de julho

Com iniciativa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional quer debater sobre estratégias para promover a segurança alimentar e nutricional em Mogi Guaçu. O evento será realizado na sede das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI), no Centro, na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, das 8h às 17h. 

Durante a Conferência, que recebe o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, serão discutidas dentro da temática cinco propostas a nível municipal e cinco a nível estadual, também deixando espaço para a discussão de propostas para o Governo Federal. Além disso, serão eleitos os delegados que levarão as ideias e projetos para a próxima Conferência Estadual, que deve ser realizada nos dias 27 e 28 de setembro.   

A IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é aberta ao público e tem inscrições abertas. O cadastramento pode ser feito de forma online por meio do link: https://forms.gle/7Q5KuXXRW8WEB6nSA. Vale ressaltar que o número de vagas é limitado. 

“Buscamos garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e nutritivos, fortalecendo, assim, a democracia e a equidade social. O engajamento e a participação de todos é fundamental para que possamos construir um futuro mais justo e sustentável para todos”, afirmou a nutricionista da Secretaria de Assistência Social, Maria Claudia Sinico. 

As propostas da Conferência serão feitas pela sociedade civil e Poder Público, como usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), estudantes da área da Saúde, sindicatos (da Alimentação, dos Ceramistas, Rural), conselheiros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), igrejas, produtores rurais e agricultores familiares, visando atender a população em geral, principalmente aqueles em vulnerabilidade social. 

Serão debatidos assuntos, como desperdício de alimentos, controle e participação social, fortalecimento do sistema nacional de segurança alimentar, abastecimento, qualidade do alimento, direito humano a alimentação adequada, alimentação saudável, produção de alimentos saudáveis, agricultura sustentável, agricultura familiar e educação alimentar e nutricional.