Transporte público é tema de reunião entre Prefeitura e Viação Fênix

Transporte público é tema de reunião entre Prefeitura e Viação Fênix

Representantes da Prefeitura e da Viação Fênix voltaram a se reunir para discutir o transporte público municipal. O encontro aconteceu na quinta-feira, dia 9 de dezembro, na CML (Comissão Municipal de Licitações). Na ocasião, foi feito um balanço sobre a primeira reunião realizada em outubro, quando algumas demandas foram repassadas para a empresa. 

Na avalição do secretário de Obras e Mobilidade, José Antônio Ortiz Bueno, a maioria das solicitações feitas durante o primeiro encontro foi sanada pela Viação Fênix, como troca da carteirinha, da transferência de créditos e duas novas linhas. “Muita coisa foi feita pela empresa e outras não, mas os principais problemas apresentados no primeiro encontro foram resolvidos. Agora, vamos discutir as novas solicitações”, explicou o secretário. 

A partir da próxima segunda-feira, 13 de dezembro, os Jardins Paineiras e Sakaida começam a ser atendidos pelas linhas do transporte público. Porém, o secretário de Obras e Mobilidade esclareceu que novas linhas não poderão ser criadas, pois a empresa não terá condições de absorver devido ao número reduzido de passageiros na maioria dos horários. “Nós temos uma demanda muito grande nos períodos das 6h às 8h e das 16h às 18h e depois algumas linhas circulam praticamente vazias. Então, é importante ressaltar que a empresa não terá condições de ampliar novas linhas nesse momento”, ressaltou.

As novas demandas foram repassadas diretamente ao gerente de operações da Viação Fênix, Renato Ramires. Entre elas, a implantação do sistema de integração, linhas que atendam os distritos industriais, limpeza dos veículos e um local para atendimento no Distrito de Martinho Prado Júnior. O sistema integração é, inclusive, um pedido da Secretaria Municipal de Educação. “Algumas linhas podem ser deslocadas para dentro dos distritos industriais e podemos fazer um estudo disso. O sistema integração já está em estudo”, comentou. 

Atualmente, 22 ônibus fazem o transporte público municipal, sendo o veículo mais antigo de 2018 e o mais novo de 2019. “Não conseguimos mais aumentar as linhas, porque pode gerar um custo maior. O ideal seria aumentar o número de passageiros”, destacou o secretário de Obras e Mobilidade. 

A Viação Expresso Fênix assumiu no dia 25 de setembro as linhas do transporte público de Mogi Guaçu. A empresa foi a única participante no processo de concorrência. Participaram da reunião representantes das Secretarias de Obras e Mobilidade, Educação, Cultura, Administração, Turismo, Assistência Social, Jurídico, além da Ouvidoria, Distrito de Martinho Prado Júnior e Secretaria de Serviços Municipais.