Mogi Guaçu vai participar da campanha Juntos Contra a Dengue da EPTV Campinas

Mogi Guaçu vai participar da campanha Juntos Contra a Dengue da EPTV Campinas

Em 2026, pelo 9º ano consecutivo, a EPTV Campinas vai promover a campanha Juntos Contra a Dengue, iniciativa de enfrentamento à dengue e a outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como chikungunya e zika vírus. Todas as cidades da área de cobertura da emissora foram convidadas a participar, e Mogi Guaçu aderiu ao movimento, que terá início na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro. 

A campanha contará com um hotsite exclusivo juntoscontraadengue.com.br, no qual o público poderá verificar se sua cidade aderiu à iniciativa e consultar datas, horários e locais das ações. E um dos principais pontos da iniciativa será o Dia D, em 28 de fevereiro, quando as Prefeituras de toda a região irão promover mutirões de fiscalização, recolhimento de materiais que possam acumular água, nebulização, passeatas e outras ações de mobilização comunitária. 

Em Mogi Guaçu, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental (VA), será a responsável pela coordenação das atividades, que serão concentradas principalmente em eventos com grande público. E como parte da estratégia de mobilização, foi firmada uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Cultura para inserir ações de prevenção à dengue nos eventos de Carnaval, com orientações voltadas à eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

As atividades serão realizadas no decorrer da programação carnavalesca, que inclui o Samba da Estação, no próximo domingo, 1º de fevereiro, a partir das 10h, na Praça Duque de Caxias, no Centro. Além disso, ações serão realizadas nos eventos de eleição da Corte do Carnaval, no dia 10 de fevereiro, às 19h, no Centro Cultural, e na abertura dos desfiles de blocos do Carnaval Família – Guaçu Folia, nos dias 14 e 15 de fevereiro, sábado e domingo de Carnaval, no Parque dos Ingás, a partir das 16h. 

Durante os eventos, o público contará com ações educativas do Bloquinho Xô Dengue e a participação dos personagens Zé e Maria Gotinha, reforçando as orientações de prevenção.

“As Prefeituras serão responsáveis por definir as atividades e os locais das mobilizações, considerando as particularidades e necessidades de cada cidade, enquanto a EPTV ampliará a visibilidade dessas iniciativas e estimulará a participação da população por meio de seus diversos canais de comunicação”, destacou a bióloga da Vigilância Ambiental, Cristiana Monteiro Ferraz.

Além disso, a Vigilância Ambiental (VA) realiza com frequência diversas ações voltadas de combate à dengue como, por exemplo, visitas de rotina para orientação e eliminação de criadouros; visitas motivadas por notificações de casos suspeitos de dengue; inspeções em pontos estratégicos e imóveis; bem como atividades educativas desenvolvidas em escolas e em parceria com outras Secretarias.

Em Mogi Guaçu, nos primeiros 30 dias do ano, a Secretaria de Saúde contabilizou, até o momento, apenas um caso de dengue, sendo este importado.