Mogi Guaçu amplia ensino em período integral para mais quatro escolas da rede municipal 

Mogi Guaçu amplia ensino em período integral para mais quatro escolas da rede municipal 

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, dará continuidade à política do ensino em período integral da rede municipal. A partir de 2026, mais três escolas, que atendem crianças com idade entre 4 e 5 anos, passarão a oferecer atendimento em jornada ampliada, sendo as Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) Professor Olavo de Oliveira, no Jardim Planalto Verde; Francisco Mamede, no Jardim Ypê I; e Profª Terezinha Apparecida Villani de Camargo, no Jardim Fantinato.

Além dessas unidades, o ensino em período integral também será implantado para as turmas de 1º e 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Bueno Junior, no Jardim Centenário. Com essa ampliação, a rede municipal de Mogi Guaçu vai atender mais 321 estudantes em regime de tempo integral. 

De acordo com a secretária-adjunta da Educação, Josiane Luciano Oliva, com a inclusão das novas escolas em 2026, o município ampliará de forma significativa o número de unidades com esse modelo de atendimento, elevando também a quantidade de estudantes beneficiados. “Vamos fortalecer as ações voltadas à melhoria da aprendizagem, ao desenvolvimento integral dos estudantes e o apoio às famílias”, disse. 

No caso específico da EMEF João Bueno Junior, a implantação do período integral para o 1º e 2º ano tem o intuito de garantir mais tempo dedicado às atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de apoio ao aprendizado dos estudantes. “Esse mudança representa mais um passo na ampliação gradual da jornada escolar do nosso Ensino Fundamental”, comentou. 

Rede
Mogi Guaçu conta com 11 unidades escolares que oferecem ensino integral do 1º ao 5º ano: as EMEIs Mário Vedovello, no Jardim Zaniboni; Adriana Míssio, no Jardim Nossa Senhora das Graças, o BNH; Eva Aparecida Estancial Teodoro, no Jardim Ypê VI; Jayme Pansani, na Vila Paraíso; João Veridiano Franco, no Jardim Ypê II; e Hermínio Zanco, no Jardim Santo André. 

Também fazem parte dessa rede as EMEFs Anira Franco de Campos, no Jardim Esplanada; e Profª Claudina de Oliveira Ramos, nas Chácaras Alvorada; o Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC), no Jardim Santa Terezinha II; e a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Ubirajara Ramos, no Parque Residencial Ypê Amarelo. 

Em 2016, serão 15 escolas que irão atuar com esse modelo. Somando as unidades já em funcionamento e as novas escolas, cerca de 1.230 estudantes serão atendidos em período integral. Além disso, a cidade já possui cobertura total de atendimento integral na Educação Infantil. Os 22 Centros de Educação Infantil (CEIs), antigas creches, funcionam 100% em período integral, das 7h30 às 17h, assegurando acolhimento e desenvolvimento para as crianças desde a primeira infância.

“A expansão gradual desse modelo segue de forma estratégica para a universalização do ensino em período integral do 1º ao 5º ano no município. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a oferta de educação em tempo integral, assegurando mais tempo de aprendizagem, cuidado e desenvolvimento integral para os estudantes”, concluiu Josiane Oliva.