Castração gratuita de cães e gatos registra 275 procedimentos realizados 

Castração gratuita de cães e gatos registra 275 procedimentos realizados 

A Secretaria Municipal de Bem-Estar e Defesa Animal (BEA) realizou 275 procedimentos de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas). A ação aconteceu nos dias 11 e 12 de fevereiro, em uma unidade do Castramóvel instalada no Parque dos Ingás, no Centro, por meio de parceria entre a Prefeitura de Mogi Guaçu e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

A ação, que foi coordenada pela equipe da Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal, tem como objetivo o controle populacional e o fortalecimento das políticas públicas de saúde e proteção animal. Com os números atuais, o município já realizou cerca de 9.200 castrações desde 2021.

O secretário da Pasta, Claudinei da Silveira Rodrigues, o Nei, explicou que foi obrigatória a presença dos tutores durante todo o processo. “Eles aguardaram o término das cirurgias em um espaço reservado e os animais foram devolvidos somente após estarem acordados. E todos eles saíram microchipados. As fêmeas também saíram com macacão cirúrgico, conforme orientação prévia para que os tutores providenciassem a vestimenta no dia do procedimento”, disse. 

De acordo com ele, a ação reforça o compromisso da Administração Municipal com a causa animal. “A castração é uma das principais ferramentas para evitar o abandono e garantir mais qualidade de vida para os animais. Essa parceria com o Estado permite ampliar o atendimento gratuito à população de forma responsável”, afirmou.

Números
Inicialmente, foram disponibilizadas 400 vagas para o atendimento. Porém, o número de procedimentos realizados ficou abaixo do esperado. Segundo Claudinei Rodrigues, o mau tempo contribuiu para o não comparecimento. “Além disso, algumas pessoas não cumpriram os procedimentos pré-operatórios, como o jejum obrigatório antes da cirurgia”, falou.

Em 2026, a meta da Administração Municipal é alcançar três mil castrações. Para isso, a Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal pretende expandir a ação para um número maior de bairros de Mogi Guaçu. “A parceria com o Estado de São Paulo também possibilita a realização de castrações em clínicas veterinárias da cidade. Estamos avaliando a melhor estratégia para dar continuidade e ampliar esse atendimento de saúde pública”, concluiu ao lembrar que equipe da Secretaria Municipal continua realizando as castrações normalmente. “Eles cumprem uma agenda semanal de castrações”.