Mogi Guaçu terá força tarefa para acolhimento de pessoas em situação de rua durante período de frio intenso

Mogi Guaçu terá força tarefa para acolhimento de pessoas em situação de rua durante período de frio intenso

A Prefeitura de Mogi Guaçu, se antecipando à chegada do frio intenso previsto para os próximos dias, realiza uma força-tarefa para reforçar o acolhimento necessário a pessoas em situação de rua. As ações integradas fazem parte do recém-criado “Centro de Operação Inverno (COI)”. O trabalho de abordagem será feito a partir desta quarta-feira, 28 de julho, até domingo, dia 1º de agosto, das 16h à meia-noite.  

Integram a força tarefa do COI as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Segurança, Serviços Municipais, Esporte e Lazer e, ainda, o Fundo Social de Solidariedade, a Defesa Civil, o 26º Batalhão de Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e Centro de Controles de Zoonoses (CCZ), que prestará, neste período, assistência a animais que pertencem aos transeuntes. Uma reunião com os representantes foi realizada na manhã de hoje para traçar estratégias conjuntas de atuação. 

“Nossas equipes estarão atentas para monitorar e atender os casos com rapidez, atenção e eficiência”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Leila Maria Ramos. “Para os que aceitarem auxílio, realizamos a oferta de alimentação, local para banho e higiene, além de cobertores”.

Segundo dados da Defesa Civil, Mogi Guaçu registrará quedas intensas de temperatura essa semana. A mínima prevista para esta quinta-feira, 29 de julho, é de 2ºC e, na sexta-feira, 30 de julho, de 3ºC. 
Em função disso, o município conseguiu junto às entidades assistenciais guaçuanas 100 vagas para acolhimento e, em caso de necessidade, vagas emergenciais para suprir a demanda serão disponibilizadas no Centro Esportivo Juscelino Kubitschek (Ceresc), na Vila São Carlos.

De acordo com o prefeito Rodrigo Falsetti, esse é um trabalho humanitário muito importante de prevenção ao frio rigoroso que está por vir e de proteção da vida. “Além disso, já estamos desenvolvendo na cidade campanhas como a do agasalho e o programa Segurança, Acolhimento e Cidadania, de assistência multidisciplinar a essas pessoas em situação de rua”, disse. 

Para o coordenador municipal de Defesa Civil, Carmelito Osório Silveira, a colaboração de todos os envolvidos e da população é fundamental nesta ação. “Nossa função é o gerenciamento do risco e, para isso, fazemos um planejamento de controle para que, junto com todas as secretarias unidas, possamos atender a população”, ressaltou. “Mas o nosso pedido é para que a população colabore identificando casos que precisem de ajuda”. 

Operação de Inverno
Data: de quarta-feira, 28 de julho, a domingo, 1º de agosto
Horário de abordagem: das 16h à meia-noite