Dia V da Campanha de Multivacinação será neste sábado, 16 de outubro

Dia V da Campanha de Multivacinação será neste sábado, 16 de outubro

O Dia V da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo colocar em dia a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com idade até 14 anos, acontece neste sábado, 16 de outubro. Em Mogi Guaçu, 211 cadernetas de vacinação já foram atualizadas desde o início da campanha em 1º de outubro. Deste número, 113 crianças com menos de um ano, 49 crianças de 1 a 4 anos e 49 crianças e adolescentes com idade entre 5 e 14 anos foram vacinadas. 

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica (VE) continuam com a campanha até o dia 29 de outubro com a aplicação de todas as vacinas para crianças e adolescentes, sendo disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente a este público e oferecidas nos 21 postos da cidade de segunda à sexta-feira, das 13h às 15h30. Já na data da mobilização nacional, neste dia 16 de outubro, o atendimento será em 16 unidades de saúde das 8h às 16h. 

Segundo dados da VE, há no munícipio um público de 27.946 indivíduos dentro da faixa etária do público alvo, sendo: 1.914 crianças com menos de um ano, 7.444 crianças de 1 a 4 anos e 18.585 entre crianças e adolescentes de 5 e 14 anos. “Entre as crianças menores de cinco anos, cerca de 80% da cobertura vacinal está completa. Nosso objetivo é concluir a cobertura desta faixa etária até o fim da Campanha de Multivacinação 2021”, comentou a enfermeira da VE, Rosa Maria Pinto.

De acordo com ela, a atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlar e diminuir a incidência de doenças e evitar possíveis epidemias. “Essa é uma oportunidade que os pais terão para atualizar, em um único dia, a caderneta de vacinação de seus filhos, pois a imunização é de extrema importância para garantir a proteção individual e coletiva, pois evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo o óbito do indivíduo”.

A enfermeira destaca que a maior defasagem de vacinação deste público se encontra na faixa etária de 9 a 14 anos. Nesta estratégia, será possível a imunização contra o papilomavírus humano (HPV), vacina que é exclusiva para meninas de 9 a 14 anos e de meninos de 11 a 14 anos. 

“O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas – oral, genital ou anal – tanto em homens quanto em mulheres. O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV”, explicou a enfermeira da VE.  

Dia ‘V’ da Campanha de Multivacinação
Data: Sábado, 16 de outubro, das 8h às 16h   

UBS Centro de Saúde 
UBS Zona Sul 
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
USF Ipê Pinheiros
USF Alto dos Ipês
USF Guaçuano
UBS Zaniboni I
USF Santa Cecília
USF Suécia
USF Martinho Prado
USF Chácaras Alvorada

Campanha Nacional de Multivacinação 2021
Período: 1º a 29 de outubro- de segunda a sexta-feira das 13h às 15h30.  

UBS Centro de Saúde 
UBS Zona Sul 
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ipê II
USF Ipê Pinheiros
USF Alto dos Ipês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Santa Cecília
USF Chaparral
USF Suécia
USF Martinho Prado
USF Chácaras Alvorada

Vacinas disponibilizadas para crianças
BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Vacinas disponibilizadas para adolescentes
Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).