Murilo Costa, de 10 anos, conquista título inédito de xadrez nacional para Mogi Guaçu

Murilo Costa, de 10 anos, conquista título inédito de xadrez nacional para Mogi Guaçu

O enxadrista guaçuano Murilo Ribeiro Costa, 10 anos, escreveu seu nome na história do esporte nacional ao conquistar um feito inédito: o título de Campeão Brasileiro de Xadrez entre Deficientes Visuais pela categoria juvenil. Até então, nenhum atleta de Mogi Guaçu havia alcançado o topo dessa modalidade no país e muito menos alguém tão jovem.

A final nacional foi disputada entre os dias 13 e 16 de novembro, no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, reunindo os seis melhores enxadristas da categoria em 2025. Todos os participantes foram previamente selecionados pelo desempenho na Copa Brasil 2025. Murilo garantiu sua vaga na elite após atuações de destaque nas etapas de Juiz de Fora (MG) e Cuiabá (MT).

O técnico do atleta, Wendel Assis, ressaltou que o feito ganha ainda mais relevância porque a categoria juvenil abrange enxadristas de até 20 anos, o que significa que Murilo superou adversários com o dobro de sua idade. “Na final, ele demonstrou absoluta superioridade, vencendo as cinco partidas disputadas contra representantes do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Santa Catarina, sendo todos mais experientes e mais velhos”, afirmou.

Wendel também ressaltou o impacto da conquista para o esporte local.
“Esse título inédito prova que, com apoio e oportunidade, Mogi Guaçu pode revelar campeões nacionais”, disse.

Temporada
A sequência de conquistas de Murilo Costa ainda não terminou. O guaçuano tem mais dois importantes compromissos no fim de novembro: a Final do Campeonato Guaçuano de Xadrez Rápido, no dia 29, e a etapa do Circuito Solidário de Xadrez, em Campinas, no dia 30.

O atleta treina na escolinha de xadrez da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) por meio de um projeto realizado em parceria com a Associação Mulher Unimed (AMU), no Centro de Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual. “No local, ele integra um grupo de 14 enxadristas dedicados ao desenvolvimento esportivo e cognitivo por meio do xadrez”, explicou o técnico.
Wendel Assis concluiu destacando a rede de apoio que impulsionou a ascensão do atleta. “O desempenho excepcional dele é resultado direto de sua dedicação, mas também do apoio fundamental dos pais, Val e Patrícia Costa, e do trabalho dos profissionais da AMU, que acolhem e incentivam o desenvolvimento de jovens atletas como o Murilo”, finalizou.