Mutirão de consulta ortopédica atende 64 pacientes dos 100 agendados

Mutirão de consulta ortopédica atende 64 pacientes dos 100 agendados

A Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de consulta ortopédica no último sábado, dia 13 de dezembro, no Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos. As consultas foram feitas pelo médico ortopedista Gustavo Franco, que fez a avaliação dos pacientes que atenderam ao chamado da Saúde. 

Dos 100 agendamentos realizados, 64 pacientes compareceram e passaram pela consulta com o especialista. A maioria saiu do consultório com pedidos de exames, como ultrassom, raio-x, tomografia ou densitometria óssea. Alguns exames foram realizados ainda no sábado e outros agendados. 

“Agora, esses pacientes vão realizar os exames e terão um retorno com o especialista, para que ele possa fechar o diagnóstico e fazer os encaminhamentos que podem ser desde um tratamento com fisioterapia ou necessidade de cirurgia. Essa avaliação é de extrema importância para termos uma demanda mais precisa”, explicou Luciano Vieira, secretário de Saúde. 

O mutirão de consulta ortopédica foi planejado e realizado com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento especializado na rede municipal. O secretário destacou que a escolha pelo sábado aconteceu justamente para facilitar a presença dos usuários, que trabalham durante a semana e têm dificuldade para comparecer ao serviço em dias úteis. Mesmo assim, 36 pacientes não compareceram a consulta com o ortopedista. 

“Não só nos mutirões, mas, em média, temos aí um percentual de até 30% de falta dos agendamentos feitos, o que causa um enorme prejuízo, pois outro paciente deixa de ser atendido. O importante é esse paciente avisar com antecedência o não comparecimento para que possamos imediatamente convocar outro”, ressaltou Luciano da Saúde.  

Ultrassom       
A Secretaria de Saúde também realizou mutirão de ultrassom na Unidade de Saúde da Família (USF) das Chácaras Alvorada, no último sábado. Dos 54 pacientes agendados, sete não compareceram. 27 pacientes realizaram o ultrassom de abdômen total e 20 de mama. 

O projeto piloto de mutirões de ultrassom foi iniciado no último dia 6 de dezembro pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do Distrito de Martinho Prado Júnior, onde foram realizados 60 exames. “São exames de imagem essenciais para diagnósticos iniciais e nossa meta é continuar realizando os mutirões nessas localidades mais distantes para evitar filas e o deslocamento do paciente”, finalizou o secretário de Saúde.