Obra da UBS do Jardim Imperial recebe concretagem da laje nesta terça-feira

Obra da UBS do Jardim Imperial recebe concretagem da laje nesta terça-feira

A obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Imperial, na Zona Norte de Mogi Guaçu, começou a receber na manhã desta terça-feira, 21 de outubro, o serviço de concretagem das vigas e da laje do telhado. Nessa etapa, o concreto será aplicado em 540 metros quadrados sobre a estrutura de suporte (escoramento) para formar a laje do teto. 

“A concretagem da laje do telhado é uma etapa crucial na construção, garantindo a solidez e a segurança da cobertura da edificação. Esse processo envolve o lançamento e adensamento do concreto sobre a estrutura da laje”, explicou o responsável da empresa, Ivan Barbosa.

A partir desta quarta-feira, 22 de outubro, será iniciada a instalação da moldura com 1,20 metro de altura na parte superior da construção que irá receber o telhado da unidade. O serviço é chamado de platibanda e tem como finalidade esconder o telhado, as calhas, a caixa d’água e outros materiais de construção. Esta fase deve ser finalizada até sexta-feira, 24 de outubro. 
 
Na sequência, estão previstos os serviços de reboco da obra, assim como da parte superior para a colocação do telhado da unidade de saúde, além do trabalho de fechamento da área do terreno com muro, portão e gradil de proteção.  

A construção da UBS do Jardim Imperial está orçada em R$ 2.526.074,58 e está sendo executada por meio de recursos do Ministério da Saúde através do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O prazo de conclusão é de 12 meses. 

O cronograma da obra segue dentro do prazo determinado pela Administração Municipal e o trabalho tem acompanhamento da Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade (SOM).

Unidade
A nova unidade de saúde terá 697,35m² de área de construção e vai contar com 32 cômodos. O projeto prevê 14 salas, sendo: preparo e esterilização; paramentação; recepção e limpeza médica (interna); integração; recepção de atendimento com espaço lúdico para as crianças; vacinação; amamentação; acolhimento; práticas coletoras de saúde; educação em saúde bucal; medição, hidratação e de coleta de exames; aplicação de medicamentos; curativos; e de gestão administrativa. 

A unidade também terá dois consultórios gerais, um consultório ginecológico com banheiro interno para as pacientes, incluindo vaso sanitário para Pessoa com Deficiência (PcD), um consultório multisala lilás (espaço de atendimento projetado para acolher mulheres vítimas de violência). O projeto prevê ainda três consultórios odontológicos, farmácia, cinco banheiros, fraldário, copa, depósito de material de limpeza e almoxarifado. 

Na parte externa, a UBB terá área verde e dois espaços para atividades ao ar livre. Além disso, contará com dois bicicletários (funcionários e público) e dois estacionamentos, sendo um para funcionários com 25 vagas (16 carros, oito motos e um PcD) e o outro para a população em geral com 33 vagas (24 carros, oito motos e PcD).