Educação promove 18ª AFA para estudantes do 5º e 6º anos da rede municipal de ensino

Educação promove 18ª AFA para estudantes do 5º e 6º anos da rede municipal de ensino

Estudantes dos 5º e 6º anos das 24 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) participaram da 18ª edição das Atividades Físicas Adaptadas (AFA). O evento, que é realizado anualmente pela Secretaria Municipal da Educação, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19 de setembro, nas dependências do Centro de Esportes do Sesi, no Jardim Veneza, na Zona Norte de Mogi Guaçu. 

O AFA é um evento que visa a sensibilização dos estudantes e de toda a comunidade escolar a entenderem as limitações que as deficiências causam ao indivíduo que possui determinada deficiência. Tem ainda como foco entender que, apesar das limitações, a deficiência traz possibilidades e que todas as pessoas são dotadas de direitos. 

O secretário da Educação, Paulo Paliari, comentou que o evento nasceu por meio da necessidade de mostrar para a população que a pessoa com deficiência é uma pessoa com potencial e que as oportunidades promovidas para estes cidadãos determinam o quanto esse potencial será desenvolvido. “Esse convívio entre os estudantes com deficiência ou não é importante nesse processo de reconhecer e aceitar as diferenças”, comentou o secretário da Educação, Paulo Paliari. 

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de praticar os esportes adaptados de voleibol sentado, atletismo paralímpico, futebol de 7, futebol de 5, goalball, basquete e tênis em cadeiras de roda, entre outros, além de vivências sensoriais e artísticas adaptadas. “Nas diferentes atividades e esportes adaptados, as pessoas neurotípicas e com deficiência podem mostrar suas potencialidades. Por isso, é necessário movimentos como este que demonstrem para esses indivíduos o direito a qualidade de vida, como lazer, educação, saúde e apoio garantidos nas políticas sociais”, destacou.