Construção da nova ETA de Martinho Prado Júnior tem fase concluída

Construção da nova ETA de Martinho Prado Júnior tem fase concluída

As obras de construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na Rua Zulmira de Freitas Costa, s/n, no Distrito de Martinho Prado Júnior, seguem a todo vapor. No final do mês de junho, a equipe do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) finalizou a estrutura que vai suportar a calha do módulo de tratamento do reservatório da ETA. A estação terá capacidade de 25 litros por segundo, sendo duas vezes maior que a atual utilizada em Martinho Prado. 

Agora, a obra segue em nova fase, na qual está sendo finalizada a parte de caixaria para concretar as paredes da calha parshall, um dispositivo que vai ser utilizado para medir as vazões de entrada e saída de água e onde a água irá receber a aplicação de produtos químicos para o seu tratamento. Além disso, está sendo finalizada a impermeabilização dos módulos principais de tratamento, em seguida serão instalados os módulos de filtração de lodo nos decantadores. 

A obra está sendo realizada com um investimento oriundo de recursos próprios da autarquia, que gira em torno de R$ 1,5 milhão. A previsão de entrega da nova ETA é para o mês de outubro. O engenheiro do SAMAE, Gabriel Slan, explicou que já foram concluídas as montagens das tubulações que vão sair da calha do módulo de tratamento e entrar nos floculadores.

 “A etapa da caixaria para concretar as paredes da calha parshall é delicada e complexa, mas já estamos bem encaminhados. Começamos a impermeabilização do módulo de tratamento que vai floculador, decantador e filtros.”, explicou Gabriel Slan. 

“Está sendo instalada uma nova adutora de 300 milímetros, uma tubulação que vai levar a água do Rio Mogi Guaçu até a nova ETA, que terá capacidade de 25 litros por segundo, duas vezes maior que a atual. A atual estação de tratamento já está sobrecarregada, por isso, a importância da construção de uma ETA melhor e mais modernizada”, esclareceu o superintendente do SAMAE, Mário Antônio Zaia.