Espaço Guardiã atende mulheres vítimas de violência doméstica

Em Mogi Guaçu, a proteção às vítimas de violência doméstica foi ampliada com a inauguração do Espaço Guardiã na manhã desta segunda-feira, dia 16 de janeiro, na Avenida 9 de Abril, nº 917, mesmo prédio que abriga a Secretaria Municipal de Segurança. A unidade é dedicada exclusivamente ao acolhimento às mulheres e ao processamento de ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, atendendo à Lei Municipal nº 5.486 de 2021, indicada pela vereadora Judite de Oliveira e de autoria do prefeito Rodrigo Falsetti.

A inauguração contou com a presença do prefeito, do vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel, do secretário municipal de Segurança, Paulo Henrique da Silva Gomes, dos vereadores Judite, Lili Chiarelli, Guilherme da Farmácia, Paulinho, Adriano Batatinha e Jéferson Luís, presidente da Câmara, além de representantes da Polícia Civil, da OAB, Conseg, Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu e das Guardas Civis Municipais de Monte Mor e Mogi Mirim.

O projeto é pioneiro na cidade e oferecerá atendimento especializado, humanizado e sigiloso promovido por guardas civis mulheres com o objetivo de acolher e monitorar mulheres vítimas de violência doméstica e que possuam medidas protetivas, além de garantir o cumprimento dessas medidas evitando a reincidência das agressões. O Espaço Guardiã será coordenado pelas GCMs Isabel (psicóloga) e Sueli (assistente social).

“Passamos a ter um espaço adequado para o atendimento das ocorrências e a segurança da mulher vem a somar com tantos outros importantes projetos que temos”, comentou o secretário Paulo Henrique da Silva Gomes ao informar que a Secretaria Municipal de Segurança conta com novo espaço para atendimento da população. “Hoje, a gente trabalha com a valorização da equipe, com a modernização da estrutura e uso da tecnologia e da inteligência”, reforçou.

“Não adianta termos uma cidade bonita, se não termos segurança. Por isso, a Segurança é uma de nossas prioridades e temos investido em projetos que beneficiem diretamente nossa população, como a Muralha Digital, que é o monitoramento por câmeras que está em fase de implantação. Em breve, faremos a inauguração da sede da Muralha Digital”, destacou o prefeito Rodrigo Falsetti que agradeceu o apoio dos vereadores e, nesse caso, a indicação da vereadora Judite.

A vereadora lembrou que, desde a gestão passada, quando assumiu o cargo de secretária de Segurança, tentou a aprovação do projeto que levaria atendimento especializado para as mulheres vítimas de violência doméstica pelo Executivo, mas que a proposta ficou engavetada. “É uma honra e um orgulho estar aqui falando dessa lei. Batalhei, mas faltou vontade política. Por sorte, fui eleita vereadora e fiz a indicação para o prefeito Rodrigo, que abraçou a ideia e hoje é lei e estamos aqui nesse espaço”, reforçou.

Para a vereadora, o Espaço Guardiã é de fundamental importância para a proteção das mulheres. “A mulher terá um apoio e vai ter quem procurar. Essa equipe, por meio do trabalho diário, vai salvar vidas, pois a medida protetiva por si só não salva vidas, mas tenho certeza de que vocês vão realizar um belo trabalho e salvar vidas”, enfatizou a vereadora delegada.

O presidente da Câmara elogiou o projeto e o trabalho em conjunto entre Legislativo e Executivo. “Temos, agora, esse projeto que mostra a importância do trabalho em conjunto feito pelo Executivo e pelo Legislativo. Cheguei a apresentar um projeto a pedido da então secretária Judite, mas lamentavelmente não tivemos apoio da antiga gestão. Mas, agora, temos esse espaço para melhor atender as mulheres vítimas de violência”.