Saúde registra apenas seis doses contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos com comorbidade e deficiência

Saúde registra apenas seis doses contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos com comorbidade e deficiência

Em uma semana, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou somente seis doses da vacina contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos de idade com comorbidades e deficiência permanente – física, sensorial ou intelectual. O índice baixo tem preocupado a pasta e a Vigilância Epidemiológica (VE) de Mogi Guaçu.

A enfermeira e coordenadora de imunização da VE, Aline Roberta Leme, comentou que os postinhos de saúde do munícipio estão preparados e prontos para receber o público deste grupo e, mesmo assim, os responsáveis não têm levado as crianças para vacinar. “O número e a baixa procura nos surpreenderam e, desta forma, será muito difícil imunizar toda a população de 3 e 4 anos com comorbidade e deficiência”, disse.

Para este público, a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo o imunizante CoronaVac    nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBBs) de Mogi Guaçu de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h30. Não é necessário agendamento. 

Para a criança ser vacinada, os responsáveis devem apresentar documento com foto de identificação do menor (preferencialmente CPF) ou certidão de nascimento, cartão do SUS e caderneta de vacinação. Também é necessário apresentar comprovante de condição, como receitas ou relatórios físicos ou digitais desde que haja identificação do paciente, CRM com carimbo do médico e na validade de dois anos de emissão.

Poliomielite
A enfermeira comentou também que Mogi Guaçu registra baixa adesão na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Desde o início da ação em 8 de agosto até o momento, foram aplicadas 3.246 doses em crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em Mogi Guaçu, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, há 9.019 crianças nessa faixa etária. Portanto, somente 35,99% delas foram vacinadas até o momento.

“Temos obtido uma baixa adesão na campanha nacional contra a poliomielite e de atualização de caderneta. Por isso, solicitamos que os pais levem os filhos para se vacinarem o quanto antes”, destacou. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente com até 15 anos de idade acontece até o dia 9 de setembro. 

Por isso, é importante lembrar os pais e responsáveis que todas as vacinas estão sendo disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente a este público e oferecidas também em todas as 21 unidades de saúde do município de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h. 

Vacinação contra a Covid-19
Crianças de 3 e 4 anos com comorbidade, deficiência permanente e indígenas
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 15h30  

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação 
Crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias e adolescentes com até 15 anos de idade
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 15h  

Unidades
UBS Centro de Saúde 
UBS Zona Sul 
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ypê II
USF Ypê Pinheiro
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Santa Cecília
USF Chaparral
USF Suécia
USF Martinho Prado
USF Chácaras Alvorada