Guaçu abre agendamento de vacina para transplantados e pessoas com comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu inicia nesta terça-feira, dia 11 de maio, o agendamento de vacinação contra a Covid-19 para transplantados com mais de 18 anos, gestantes e puérperas (mães que deram à luz nos últimos 45 dias) acima dos 18 anos, com comorbidades, e pessoas entre 55 e 59 anos com doenças relacionadas pelo Ministério da Saúde (ver relação abaixo). O atendimento será feito a partir das 8h pelo site https://vacina.mogiguacu.sp.gov.br e das 8h às 16h pela central telefônica, em (19) 3811-7275.

Para receber a dose, moradores que integrem os grupos anunciados devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica, com modelo disponível aqui. A orientação vale tanto para as pessoas com comorbidades quanto para as pessoas que receberam transplantes – sendo recomendável, neste caso, a apresentação de receita médica do remédio imunossupressor em utilização pelo paciente.

“Essa é uma fase da campanha de vacinação com maior complexidade. É muito importante que as pessoas se atentem aos detalhes e, em especial, que solicitem ao médico o preenchimento da ficha modelo que estamos disponibilizando”, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Guilherme Barbosa. “Temos obtido resultado muito positivo com o agendamento nas vias eletrônica e por telefone. Estou certo de que não será diferente nesta etapa”.

A etapa dá sequência ao calendário de imunização da cidade, ampliado hoje, em 10 de maio, a partir do agendamento de pessoas com síndrome de down acima de 18 anos, que serão vacinados nesta terça, dia 11. A imunização de idosos deverá ser retomada a partir da chegada de novos lotes específicos para este público-alvo.

Mogi Guaçu aplicou até o momento 44.963 vacinas, sendo 29.496 primeiras doses e 15.467 complementos.

Relação de comorbidades segundo o Ministério da Saúde
• Doenças Cardiovasculares
• Insuficiência cardíaca (IC)
• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva
• Síndromes coronarianas
• Valvopatias
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas
• Cardiopatias congênitas no adulto
• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
• Diabetes mellitus
• Pneumopatias crônicas graves
• Hipertensão arterial resistente (HAR)
• Hipertensão arterial – estágio 3
• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
• Doença Cerebrovascular
• Doença renal crônica
• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
• Obesidade mórbida (IMC ≥40)
• Cirrose hepática

Fonte: Governo do Estado de São Paulo