Sábado tem imunização contra a influenza para grupos prioritários e contra a Covid-19

Sábado tem imunização contra a influenza para grupos prioritários e contra a Covid-19

No sábado, 28 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realiza novamente a vacinação contra a influenza e contra a Covid-19. A imunização da gripe é para idosos com idade a partir de 60 anos e profissionais da saúde. Também será feita a imunização de livre demanda contra a Covid-19 para adultos e crianças. 

O horário de vacinação será das 8h às 15h em seis unidades de saúde: Ypê Pinheiro, Zaniboni I, Zona Norte, Zona Sul, Rosa Cruz e Martinho Prado. Já nos postinhos do Guaçuano, Chaparral, Santa Cecília, Hermínio Bueno e das Chácaras Alvorada a imunização será das 8h às 12h.

Neste dia ainda, a Vigilância Epidemiológica (VE) estará realizando imunização contra a influenza exclusivamente das pessoas que pertencem aos grupos prioritários de idosos (a partir de 60 anos), com comorbidades, motoristas, professores e dos profissionais de saúde, das forças armadas e das forças de salvamento.  Esta ação será no estacionamento do supermercado Big Bom, no Centro, das 8h às 12h. 

Influenza
A vacina contra a gripe é trivalente e protege contra três cepas do vírus influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B. Para se vacinar, os idosos devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço de residência. 

Pessoas nesta faixa etária que se encontram acamadas também serão imunizadas. Para isso, familiares ou responsáveis deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para informar nome completo, idade e endereço para o agendamento da aplicação das vacinas.

Pessoas com comorbidades devem apresentar documento com foto, carteira de vacinação e apresentar atestado médico comprovando a doença. Já os motoristas, professores e os profissionais de saúde, das forças armadas e das forças de salvamento devem comparecer munidos de documento com foto e com o histórico da carteira de vacinação. 

Covid-19
A vacinação livre demanda contra a Covid-19 é para adultos e crianças com idade entre 5 e 11 anos. Estão disponíveis para os adultos 1ª, 2ª e 3ª doses. A 1ª dose é destinada a qualquer pessoa com mais de 12 anos e a 2ª dose para quem está com o complemento em atraso. Já a 3ª dose é para quem já tomou a 2ª dose há quatro meses para pessoas acima de 18 de anos. Para o público infantil estão disponíveis 1ª e 2ª doses.

A 3ª dose da vacina para a faixa etária entre 12 e 17 anos de idade é exclusivamente para os imunossuprimidos. Nos adultos, a dose adicional é somente para pessoas maiores de 18 anos que já completaram o intervalo de quatro meses da 2ª dose.

A 4ª dose de imunização está disponível para os adultos imunossuprimidos e idosos a partir de 60 anos. Para se vacinar, o cidadão deve comparecer na unidade de saúde e apresentar documento comprovando a doença.

Vacinação contra a influenza para idosos e profissionais da saúde 
Livre demanda contra a Covid-19
Data: Sábado, 28 de maio, das 8h às 15h   

UBS Ypê Pinheiro
UBS Zaniboni I
UBS Zona Norte
UBS Zona Sul
USF Rosa Cruz
USF Martinho Prado

Das 8h às 12h
USF Guaçuano
USF Chaparral
USF Santa Cecília
USF Hermínio Bueno
USF Chácaras Alvorada

Vacinação contra a influenza para os grupos prioritários 
Estacionamento do supermercado Big Bom, no Centro, das 8h às 12h.