Saúde abre agendamento para imunizar crianças de 5 a 11 anos com comorbidades contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde abre na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, agendamento para vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades contra a Covid-19, quando o primeiro lote do antígeno será entregue ao município. O agendamento será feito exclusivamente pela internet, a partir das 8h, pelo site https://vacina.mogiguacu.sp.gov.br.

O primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, específicos para crianças de 5 a 11 anos, chegou na quinta-feira, dia 13 de janeiro, ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, contendo 1,2 milhão de doses. Desse lote, que está sendo distribuído para todo o país, foram enviadas ao Estado de São Paulo 234 mil doses. O imunizante é um pouco diferente do que está sendo aplicado atualmente no país - e a dose para crianças é menor.

Na primeira etapa de vacinação em São Paulo terão prioridade crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência, indígenas e quilombolas. Estima-se que sejam vacinadas no Estado 850 mil pessoas nessas condições. A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde (veja abaixo).

Pais e responsáveis pelas crianças têm que apresentar nos postos de vacinação comprovantes, como exames ou qualquer prescrição médica. Os cadastros já existentes nas unidades básicas de saúde também poderão ser utilizados para a vacinação. Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o cronograma de envio dos lotes para definir o calendário vacinal de outros públicos. Conforme os lotes forem entregues, novos agendamentos serão feitos.

“Vamos iniciar mais uma importante etapa na campanha de imunização contra a Covid-19 e estamos nos organizando para que tudo seja feito da melhor forma possível, como tem ocorrido desde o início da imunização. Neste momento, pedimos paciência da população, pois o município depende do envio das doses para fazer os agendamentos”, ressaltou Gildo Martinho de Araújo, secretário municipal de Saúde.

Na quarta-feira, dia 12 de janeiro, o Governo de São Paulo iniciou o pré-cadastro para início da imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a doença.
Os pais podem acessar o site https://www.vacinaja.sp.gov.br/ para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde.

Lista de comorbidades:

Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia