Saúde amplia equipe médica para enfrentamento à Covid-19 e Influenza

Ampliação imediata da equipe médica para enfrentamento ao recente avanço de doenças respiratórias como a Covid-19 e o vírus Influenza. Foi essa a determinação do prefeito Rodrigo Falsetti em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 5 de janeiro, com vereadores, secretários municipais e o corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde. Além do Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos, que teve o time reforçado ontem, a UPA Santa Marta passará a contar com o dobro de clínicos para atendimento à população. O PPA do Jardim Novo completa o grupo de unidades que serão responsáveis pela assistência a pacientes com síndromes gripais.

A intenção, de acordo com o prefeito, é melhorar, fortalecer e organizar o atendimento diante do crescimento na procura pela estrutura de saúde pública por parte de moradores com esses sintomas, além de reduzir as filas registradas nos últimos dias. Nesta segunda-feira, o Hospital Municipal recebeu, sozinho, mais de 550 pessoas ao longo do dia.

“Temos uma nova variante do coronavírus em circulação, além do vírus Influenza, da gripe. As festividades de final de ano lamentavelmente acabam contribuindo o aumento de pessoas infectadas. Estamos trabalhando com diferentes cenários para garantir assistência adequada, eficiente e mais humanizada aos pacientes”, destacou Rodrigo, que autorizou a reabertura do Consultório da Esperança em caso de agravamento da situação nos próximos dias. “Vamos acompanhar a situação de perto, diariamente. Se necessário, já está autorizada a retomada do Consultório em local estratégico, que estamos definindo”.

Prevenção é fundamental
O secretário municipal de Saúde, Gildo Martinho de Araújo, ressaltou a importância da prevenção para combater a ameaça das doenças respiratórias nesse período do ano. “Em ambos os casos, de Covid-19 e do vírus Influenza, é fundamental mantermos o uso permanente das máscaras de proteção facial e o distanciamento, evitando aglomerações e fazendo a higienização regular das mãos”, disse.

Segundo ele, a adesão à vacina também é indispensável. “Mais de 125 mil guaçuanos já foram vacinados e o imunizante tem se provado, em todos os lugares, decisivo na redução de internações, casos mais graves e de óbitos pela Covid-19”, explica. “Por isso, tomar a vacina, a 2ª dose e o reforço é a maior arma que temos contra o vírus, em favor da vida”.

Em Mogi Guaçu, a aplicação das doses acontece por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, em 11 unidades de saúde: Guaçu Mirim, Rosa Cruz, Centro de Saúde, Hermínio Bueno, Zaniboni I, Ypê Pinheiro, Alto dos Ypês, Santa Terezinha, Santa Cecília, Suécia e Guaçuano. Esse cronograma poderá sofrer alterações a partir do dia 10.

Vacina contra a Influenza
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra o vírus Influenza deverá acontecer entre os meses de março e abril, dependendo do envio de doses ao município pelo Governo do Estado de São Paulo.