Mogi Guaçu inaugura Farmácia de Todos com início de atendimento na próxima segunda

Mogi Guaçu inaugura Farmácia de Todos com início de atendimento na próxima segunda

Foi inaugurada neste sábado, dia 16 de outubro, a Farmácia de Todos, unidade que atuará como banco de medicamentos instituído por meio da Lei Municipal nº 5.476/2021 e implementado através de parceria entre a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro e as Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Uma solenidade foi realizada nas dependências das FIMI, onde a farmácia está instalada e começa a atender a população a partir da próxima segunda-feira (18). 

O prefeito Rodrigo Falsetti, o vice-prefeito major Marcos Luís Tuckumantel, os vereadores Natalino Tony Silva, autor da lei que instituiu o Banco de Medicamentos, Adriano Luciano Rodrigues e Judite de Oliveira estiveram presentes, além de autoridades de municípios da região, secretários municipais e representantes das faculdades. 

Doar é o Melhor Remédio é o slogan da Farmácia de Todos, que começou a ser idealizada em junho desse ano, quando o projeto foi aprovado pelos vereadores. De lá para cá, os responsáveis pela iniciativa angariaram parceiros e o Banco de Medicamentos está abastecido para começar a atender a população de Mogi Guaçu, principalmente os mais carentes. Muitos dos remédios disponíveis não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde.

“É um projeto que vai atender a população de Mogi Guaçu e será um atendimento humanizado. A nossa preocupação é que a pessoa use da melhor forma o medicamento e, por isso, montamos um consultório farmacêutico para esse atendimento. Teremos uma farmacêutica no local e nossos estagiários do curso de Farmácia que estarão nesse projeto”, comentou a coordenadora do curso de Farmácia das FIMI, Danyelle Cristine Marini. 

O autor do projeto, o vereador Natalino, destacou o empenho dos parceiros e o apoio do prefeito para que o Banco de Medicamentos saísse do papel. “Com a ajuda de todos estamos inaugurando a Farmácia de Todos em quatro meses e os benefícios que esse projeto trará para a população são imensos. Vamos ajudar a aliviar a dor de quem não tem condições de comprar um medicamento, pois a Farmácia de Todos vai ajudar quem mais precisa, em especial as pessoas em vulnerabilidade social”, destacou ao agradecer o empenho do diretor das FIMI, Romildo Morelato Júnior. 

O prefeito Rodrigo Falsetti voltou a falar sobre a importância do trabalho em conjunto entre o Legislativo e o Executivo. “O Legislativo tem que caminhar junto com o Executivo e temos uma Câmara que tem empatia”, ressaltou em seu discurso. “Foi um trabalho em quatro mãos e o objetivo foi atingido. A gente governa para todos, mas em especial para quem mais precisa. Tenho andado muito pela cidade e conheço a realidade de muitas famílias, sendo muitas delas em dificuldades. Por isso, é preciso ter empatia e o nosso governo gosta de gente”, salientou o chefe do Executivo. 

A Farmácia de Todos irá funcionar em uma sala nas dependências das Faculdades Maria Imaculada, no Centro, de segunda à sexta-feira no período das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h, sendo que na sexta-feira o encerramento acontece uma hora mais cedo, às 16h. O interessado deverá fazer um cadastro no local e, por isso, a orientação é que leve comprovante de endereço e documentos pessoais. Os medicamentos só serão disponibilizados aos moradores de Mogi Guaçu e com receita médica. 

A unidade, além do fornecimento, recebe doações. Remédios em comprimidos, mesmo que sejam sobras na cartela, poderão ser doados, mas deverão estar na embalagem original a fim de que a data de validade seja verificada.