Saúde realizará Dia ‘D’ de vacinação contra a Covid-19 para os faltosos da 2ª dose

Saúde realizará Dia ‘D’ de vacinação contra a Covid-19 para os faltosos da 2ª dose

Para dar celeridade ao processo de vacinação contra a Covid-19 e vencer a pandemia, é preciso que as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose fiquem atentas ao prazo. A Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia ‘D’ de vacinação para os faltosos que não compareceram nas datas agendadas para receber a segunda dose do imunizante. 

A ação acontecerá no sábado, 16 de outubro, das 8h às 16h, em cinco unidades de saúde, que estarão preparadas para este atendimento específico: USF Zaniboni II, USF Fantinato, UBS Ipê II, UBS Zona Norte e UBS Guaçu Mirim. Nesta etapa, não haverá necessidade de agendamento. 

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que o Dia ‘D’ de vacinação contra a Covid-19 será somente para os cidadãos que não compareceram para tomar a segunda dose ou perderam o prazo. “Ainda há tempo de colocar os atrasados de volta no esquema vacinal”, comentou o secretário de Saúde, Gildo Martinho de Araújo.

Segundo dados da pasta, até o momento, 39.448 pessoas aguardam para receber a segunda dose em Mogi Guaçu. No total, 198.501 doses já foram aplicadas no município desde o início da campanha, no final de janeiro desse ano. São 116.677 imunizados com a primeira dose, 77.229 pessoas com as duas, 3.964 com o imunizante de dose única e 631 com doses adicionais.

Equipes da Secretaria de Saúde entram em contato individualmente com as pessoas para o agendamento da data e do horário para que tomem a segunda dose. “Durante o decorrer da campanha, promovemos ações sobre a importância da vacinação em massa. Além disso, realizamos cinco repescagens de doses que tínhamos disponíveis com a finalidade de atender a todos”, explicou o secretário de Saúde.

Segundo ele, ainda é preciso fazer esse trabalho de conscientização sobre a importância da segunda dose, porque só completando o esquema vacinal que será possível controlar o contágio. “É necessário que cada pessoa vacinada com a primeira dose compareça para completar o esquema vacinal conforme a data agendada pela Secretaria de Saúde para vacinação de retorno da segunda dose”, frisou. 

Gildo Martinho de Araújo destacou que a possibilidade de infecção após a aplicação de uma dose pode ocorrer pelo fato do organismo não possuir todos os anticorpos necessários para combater o vírus. Com isso, ele reforça a importância de manter os cuidados preventivos, como o uso de máscara e o isolamento social.

“Medidas não farmacológicas deverão ser continuadas até que tenhamos realmente uma queda importante da circulação do vírus. A possibilidade de contrair Covid-19 no intervalo entre as doses é a principal hipótese considerada por especialistas para a morte de muitas pessoas”, disse. 

O secretário ressaltou que a previsão é que, até o final do dezembro de 2021, todo o esquema de vacinação esteja completado com as duas doses na maior parte da população com idade igual ou acima de 12 anos. “Com o avanço da vacinação e a conscientização da população, aos poucos, retornaremos a uma realidade mais próxima do normal”.