Saúde inicia mutirão de ultrassom em Martinho Prado e nas Chácaras Alvorada 

 Saúde inicia mutirão de ultrassom em Martinho Prado e nas Chácaras Alvorada 

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu iniciou um mutirão de exames de ultrassom no Distrito de Martinho Prado Júnior e nas Chácaras Alvorada. A ação foi iniciada sábado, dia 6 de dezembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Martinho Prado, quando 60 exames foram realizados. 

O mutirão visa atender a demanda da população nessas duas localidades e evitar o deslocamento dos pacientes para o Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos. São realizados exames de ultrassom de mama e abdômen total. A próxima ação ocorrerá na UBS das Chácaras Alvorada, no próximo sábado, dia 13 de dezembro. 

“Nós iniciamos esse projeto piloto de ultrassom e a intenção é realizar esse mutirão a cada 15 dias intercalando entre Martinho Prado e Chácaras Alvorada. Assim, diminuímos as filas, o tempo de espera e o paciente não precisa se deslocar até o Hospital Municipal e economizam com o transporte”, explicou o secretário de Saúde, Luciano Vieira. 

Treinamento
Ainda no sábado, dia 6 de dezembro, a Secretaria de Saúde promoveu um treinamento de urgência e emergência para os profissionais médicos que atuam no Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos (HMTR) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jardim Santa Marta e Jardim Novo II. A ação foi realizada no HMTR.

O curso ministrado foi o ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support, uma certificação internacional da American Heart Association, que eleva ainda mais o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. O curso é recomendado para quem atua em setores como UTI, pronto atendimento e centro cirúrgico

“Durante a capacitação, os participantes vivenciaram na prática os protocolos mais atuais para emergências cardiovascular, com foco em parada cardiorrespiratória, arritmias graves, infarto agudo do miocárdio e outras intercorrências críticas”, informou o secretário de Saúde.

De acordo com ele, foram treinados procedimentos essenciais, como manejo de via aérea, interpretação de ritmos, administração correta de medicamentos e tomada de decisão rápida e eficaz – sempre alinhados às diretrizes internacionais. “Seguimos trabalhando para garantir que nossos profissionais estejam sempre preparados para oferecer um atendimento ágil, seguro e humanizado aos pacientes”, finalizou.