Bairros da Zona Leste de Mogi Guaçu passam por nebulização; visitas são intensificadas

Bairros da Zona Leste de Mogi Guaçu passam por nebulização; visitas são intensificadas

Nesta sexta-feira, dia 26 de maio, a Vigilância Epidemiológica (VE) promove a nebulização costal contra à dengue no Jardim Canaã II. Segundo boletim epidemiológico, no total, Mogi Guaçu tem 574 casos positivos de dengue, um aumento 11,45% (59 casos) em relação ao divulgado no dia 18 de maio. Por conta do aumento dos casos, equipes da VE intensificaram os trabalhos de vistoria nos imóveis juntamente com a nebulização nos bairros. 

A nebulização, que será realizado até o dia 2 de junho, atingirá os bairros da Zone Leste, que engloba o Residencial Nova Canaã, o Jardim Canaã II, o Jardim Santa Cecília e, ainda, algumas áreas específicas do Jardim Santa Terezinha I e do Jardim Santa Terezinha II. A região é a segunda com mais casos positivados, somando 68.  

O trabalho da nebulização é realizado pela empresa Única (Aguaí) alinhada com agentes da Secretaria Municipal da Saúde e da VE, para o combate contra os mosquitos causadores da Aedes aegypti, também transmissor da chikungunya e zika vírus.   

A bióloga da VE, Cristiana Monteiro Ferraz, comenta que é importante que a população abra as portas de seus imóveis, para que a nebulização seja mais eficaz. “Já estamos trabalhando para preparar as próximas nebulizações em outros bairros que também têm números elevados de casos da infecção da doença”, disse. 

Reforço
No período da tarde, as nebulizações acontecerão na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profº Iná Aparecida de Oliveira Marconi, no posto de saúde do bairro e em áreas especificas do Jardim Canaã. Os locais que estão recebendo o serviço são panfletados previamente para conhecimento da população. 

Combate ao Aedes aegypti
Verificar se a caixa d’água está bem tampada
Deixar as lixeiras bem fechadas
Colocar areia nos pratos de plantas
Recolher e acondicionar o lixo do quintal
Limpar as calhas
Cobrir piscinas
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
Limpar a bandeja externa da geladeira
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado
Cobrir bem a cisterna
Cobrir bem todos os reservatórios de água

Prevenção das doenças e cuidados com a família
Utilize repelente
Cubra a maior parte do corpo com roupas claras quando possível
Coloque telas em janelas e portas
O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo, ao amanhecer e ao entardecer