VE inicia nebulização costal na Zona Leste de Mogi Guaçu

VE inicia nebulização costal na Zona Leste de Mogi Guaçu

Entre os dias 22 de maio e 2 de junho, a Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Epidemiológica (VE) vão realizar o trabalho de nebulização costal na Zona Leste de Mogi Guaçu. A área é a terceira região da cidade que concentra os maiores índices de casos de dengue, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela VE nesta quinta-feira, 18 de maio, tendo o Jardim Canaã com 53 casos confirmados. 

Também serão nebulizados com equipamento costal os seguintes bairros da Zona Leste de Mogi Guaçu: Residencial Nova Canaã, Jardim Canaã II, Jardim Santa Cecília e, ainda, algumas áreas específicas do Jardim Santa Terezinha I e Jardim Santa Terezinha II. O trabalho será executado pela empresa Única (Aguaí), responsável pelo serviço, juntamente com os agentes de saúde da Secretaria Municipal da Saúde. O serviço é uma das ações de combate à dengue no município. 

A bióloga da VE, Cristiana Monteiro Ferraz, explicou que as casas da região da Zona Leste serão panfletadas previamente. “Pedimos a população para colaborar na abertura dos imóveis e contribuir com a eliminação dos criadouros”, disse ela ao destacar que “nossas equipes estão reforçando as ações de combate à dengue com visitas as casas para conversarmos com os moradores sobre a importância de se manter os quintais limpos”.

Casos
Em 2023, já foram registrados 515 casos da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor da chikungunya e zika vírus. Em uma semana, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou 74 novos casos e um aumento de 16,78% entre os dias 11 e 18 de maio. 

O maior índice da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti concentra-se no bairro das Chácaras Alvorada com 82 casos. Na sequência, encontram-se o Jardim Ypê Pinheiro com 47 casos e o Jardim Guaçuano com 30 casos, totalizando 77 casos na região da Zona Norte, e depois, o Jardim Canaã com 53 casos, localizado na Zona Leste de Mogi Guaçu. 

A Vigilância Epidemiológica (VE) orienta o cidadão com sintomas a procurar atendimento médico. Entre os sintomas estão: febre, dor de cabeça, vômito e dores no corpo. “A pessoa deve procurar, o quanto antes, um médico ou um posto de saúde mais próximo de sua casa e informar sobre os sintomas”, disse a bióloga. 

Combate ao Aedes aegypti
Verificar se a caixa d’água está bem tampada
Deixar as lixeiras bem fechadas
Colocar areia nos pratos de plantas
Recolher e acondicionar o lixo do quintal
Limpar as calhas
Cobrir piscinas
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
Limpar a bandeja externa da geladeira
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado
Cobrir bem a cisterna
Cobrir bem todos os reservatórios de água

Prevenção das doenças e cuidados com a família
Utilize repelente
Cubra a maior parte do corpo com roupas claras quando possível
Coloque telas em janelas e portas
O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo, ao amanhecer e ao entardecer