Mogi Guaçu sedia Campanha de Doação de Sangue neste sábado

Mogi Guaçu sedia Campanha de Doação de Sangue neste sábado

Mogi Guaçu sedia neste sábado, dia 17 de julho, por meio de parceria com o Hemocentro de Campinas, nova etapa do projeto “Vidas por Vidas”, voltado à Doação de Sangue. A coleta será realizada das 9h ao meio-dia nas dependências da Escola Estadual Zenaide Franco de Faria Mello, no bairro Jardim Santo André, mediante apresentação de documento de idade com foto.

Para doar, o morador deve ter entre 18 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde (ver requisitos abaixo). Homens devem aguardar 60 dias entre uma doação e outra. As mulheres, por sua vez, devem esperar 90. Quem tomou vacinas contra a gripe ou a Covid-19 recentemente também deve estar atento: imunizados com CoronaVac ou contra a Influenza devem esperar, no mínimo, 48 horas para doar. Quem recebeu doses de AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, pelo menos 7 dias.

Uma única doação é capaz de ajudar pelo menos três pacientes. Todo o sangue coletado ao longo da campanha será distribuído gratuitamente a hospitais públicos e filantrópicos da região. Todos os protocolos de segurança para evitar contaminação pelo novo coronavírus serão rigorosamente seguidos no local da doação – entre eles a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas durante a espera e a coleta.

Requisitos básicos para doar:
– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 18 e 69 anos de idade
– Pesar no mínimo 50kg
– Estar descansado
– Estar alimentado (evitar itens gordurosos)
– Não fumar até 2 horas antes

Impeditivos:
– Gravidez
– Amamentação
– Espera mínima de 90 dias após o parto
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
– For portador de sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de chagas
– Ter realizado endoscopia há menos de 6 meses
– Uso de drogas ilícitas injetáveis
– Imunizados com CoronaVac ou contra o vírus Influenza: somente 48 horas após a dose 
– Imunizados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen: somente 7 dias após a dose