Saúde ultrapassa mais de três mil doses da Pfizer Bivalente contra a Covid-19

Saúde ultrapassa mais de três mil doses da Pfizer Bivalente contra a Covid-19

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde atingiu a marca de 3.044 doses de reforço da Pfizer Bivalente contra a Covid-19 aplicadas nos públicos prioritários. Deste total, 2.491 foram imunizações de idosos com mais de 70 anos, 496 doses de pessoas acima de 60 anos e 51 aplicações em indivíduos imunossuprimidos a partir de 12 anos desde o início da campanha na cidade no dia 28 de fevereiro.

A imunização da Pfizer Bivalente contra a Covid-19 continua para todos os idosos acima de 60 anos e de pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi Guaçu. A vacinação acontece em 18 postos de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. E nas unidades da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior das 8h às 17h. 

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Aline Roberta Leme, destacou a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. “Estão sendo vacinadas pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos de idade. Os números estão ótimos e a população idosa têm comparecido com muita frequência para vacinar”, comemorou. 

É importante reiterar que, para quem faz parte do público-alvo, é necessário ter completado o ciclo vacinal com os imunizantes monovalentes para, então, receber a dose da bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

“As vacinas bivalentes e monovalentes são igualmente eficazes e protegem contra a Covid-19. Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário. Para todas as estratégias de vacinação propostas, o comprometimento e união da sociedade serão essenciais para que as campanhas tenham efeito”, ressaltou a enfermeira.

Grávidas e puérperas
A partir da segunda-feira, 20 de março, a Secretaria Municipal de Saúde Guaçu iniciará a campanha de vacinação da Pfizer Bivalente contra a Covid-19 para o público de mulheres grávidas e puérperas. 

Aline explicou que a vacinação contra a Covid-19 durante a gravidez e puerpério tem sido recomendada para prevenir as doenças graves e mortes dentro deste grupo. “As gestantes e puérperas com 12 anos ou mais devem receber o imunizante bivalente em qualquer período gestacional. Além disso, todas as puérperas no período até 45 dias após o parto também são consideradas como grupo prioritário para vacinação”, comentou a enfermeira. 

Campanha 
A Secretaria Municipal de Saúde segue disponibilizando as vacinas contra Covid-19 sem a necessidade de agendamento para pessoas com idade a partir dos 12 anos. É importante ressaltar que também estão sendo imunizados os bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.  
 
Crianças entre 5 e 11 anos, que completaram o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses, podem tomar o reforço da vacina. E os bebês de 6 meses a 2 anos e 11 meses também podem ser levados aos postos de saúde para dar início à proteção contra a doença. 
 
O atendimento acontece em 18 unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. E nas unidades da Zona Sul e Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior das 8h às 17h.    
 
Campanha de Vacinação contra a Covid-19 
Dose de reforço da Pfizer Bivalente 

– Pessoas a partir de 70 anos idade  
– Pessoas a partir de 60 anos idade  
– Indivíduos imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade 
 
Adultos 
– 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos 
– 5ª dose para pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos  
– Livre demanda 1ª, 2ª, 3ª a partir de 12 anos 
 
Crianças   
Bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias  
Reforço em crianças de 5 a 11 anos de idade   
 
Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30   
UBS Centro de Saúde  
USF Hermínio Bueno 
USF Eucaliptos 
UBS Guaçu Mirim 
USF Rosa Cruz 
UBS Centro Oeste 
UBS Ypê II 
USF Ypê Pinheiro 
USF Alto dos Ypês 
USF Guaçuano 
UBS Zona Norte 
USF Zaniboni II 
UBS Zaniboni I 
USF Fantinato 
USF Santa Terezinha 
USF Chaparral 
USF Suécia 
USF Chácaras Alvorada 
 
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h   
USF Santa Cecília 
UBS Zona Sul 
UBS Martinho Prado Júnior