Prefeitura abre cadastro para programa de Castração Animal em Mogi Guaçu

A Prefeitura de Mogi Guaçu oferece a partir desta quinta-feira, dia 19 de janeiro, cadastro eletrônico para agendamento de serviços de castração animal. Gerenciado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o programa atenderá gratuitamente cães e gatos de famílias em situação vulnerável inscritas no Cadastro Único, do Governo Federal.

O cadastramento está disponível em www.mogiguacu.sp.gov.br, na aba Serviços. A prioridade, a partir de avaliação socioeconômica, será para núcleos com renda individual, per capita, de até R$ 210/mês.

Atualmente, de acordo com o CCZ, cerca de 150 procedimentos são realizados todos os meses em Mogi Guaçu. A partir de agora, com o programa de castração, a expectativa é superar duas mil até o final desse ano.

Segundo a diretora Dagmar do Amaral Borges, o serviço é fundamental para o controle da população animal, para redução da incidência de abandono e, ainda, para prevenção de riscos relacionados à saúde pública.

“Os procedimentos respeitam critérios técnicos que promovem o equilíbrio entre a necessidade de controle, a saúde e o bem-estar dos cães e gatos atendidos pelo serviço”, conta o prefeito Rodrigo Falsetti, que determinou a contratação dos atendimentos. Eles serão realizados em clínica particular, vencedora da concorrência, e se somarão àqueles promovidos pelo CCZ.