Mogi Guaçu começa a aplicar 4ª dose da vacina contra Covid-19 em maiores de 18 anos nesta quinta-feira, 17 de novembro

Mogi Guaçu começa a aplicar 4ª dose da vacina contra Covid-19 em maiores de 18 anos nesta quinta-feira, 17 de novembro

A Secretaria Municipal de Saúde inicia a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com idade a partir de 18 anos nesta quinta-feira, 17 de novembro. O reforço da vacina é para os indivíduos que receberam a última dose há quatro meses e para receber a imunização é preciso apresentar a carteira de esquema vacinal contra a doença e documento pessoal com foto. 

A vacinação estará disponível nas 21 Unidade Básica de Saúde (UBSs) de Mogi Guaçu, com o horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. É importante destacar que nos postinhos da Zona Sul e Santa Cecília e na unidade de Martinho Prado Júnior a vacinação ocorre das 8h às 17h. Não é necessário agendamento.

Em Mogi Guaçu, 347.089 cidadãos foram imunizados contra a Covid-19 desde o início da campanha em janeiro de 2021. Deste total, 133.230 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante e 124.998 a 2ª dose. A 3ª dose foi aplicada em 70.978 munícipes. Outros 4.101 indivíduos receberam a dose única e 13.782 pessoas já receberam a 4ª dose. 

População
A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica (VE) de Mogi Guaçu também prosseguem com a campanha de imunização contra a Covid-19 de livre demanda a partir de 12 anos de idade. Para os adultos estão disponíveis 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses. A 1ª dose é destinada a qualquer pessoa com mais de 12 anos e a 2ª dose para quem está com o complemento em atraso. Já a 3ª e 4ª doses são destinadas para os indivíduos que receberam a imunização há pelo menos quatros meses da última dose. 

“O público em geral juntamente com os indivíduos maiores de 12 anos, poderão buscar suas doses em qualquer postinho de saúde do município. A população precisa se conscientizar que a imunização contra a Covid-19 é uma batalha diária de todos nós. Por isso, todas as pessoas com doses em atraso (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses) também podem procurar uma das unidades de saúde e, assim, atualizar o esquema vacinal”, explicou a enfermeira e coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), Aline Roberta Leme. 

Crianças
A vacinação infantil contra a doença está sendo realizada com a 1ª dose para crianças de 3 e 4 anos e a aplicação da 2ª dose para a faixa etária com idade a partir de 5 anos. A imunização acontece nas 21 unidades de saúde de Mogi Guaçu. Para receber a imunização, os pais ou responsáveis devem comparecer ao postinho de saúde mais próximo e apresentar documento com foto de identificação do menor (preferencialmente CPF) ou certidão de nascimento, cartão do SUS e caderneta de vacinas. 

5ª dose
A 5ª dose contra a doença também continua disponível para pessoas imunossuprimidas com idade a partir de 18 anos. Os imunossuprimidos habilitados a tomar a 5ª dose são: pessoas em processo de quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; indivíduos portadores de HIV/AIDS; pessoas que fazem uso de corticoides e de drogas modificadoras da resposta imune; pessoas auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Os indivíduos deste grupo devem comparecer nas unidades de saúde e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e atestado médico comprovando a imunossupressão. 

Campanha de Vacinação contra a Covid-19
Adultos

– 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos
– 5ª dose para pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos 
– Livre demanda 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para adultos 

Crianças de 3 e 4 anos 
1ª dose para crianças de 3 e 4 anos
2ª dose para crianças com idade a partir de 5 anos

Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30  
UBS Centro de Saúde 
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ypê II
USF Ypê Pinheiro
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Chaparral
USF Suécia
USF Chácaras Alvorada

Segunda a sexta-feira das 8h às 17h  
USF Santa Cecília
UBS Zona Sul
UBS Martinho Prado Júnior