Campanha de multivacinação e imunização contra pólio termina na próxima segunda-feira, 31 de outubro

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta termina na próxima segunda-feira, 31 de outubro. A imunização contra a paralisa infantil é destinada para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de já terem tomado todas as doses de rotina. Já a campanha de multivacinação é para crianças e adolescentes com até 15 anos de idade. Em Mogi Guaçu, a campanha é realizada nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBBs) da cidade.

A enfermeira e coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), Aline Roberta Leme, ressaltou que o objetivo das campanhas é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo dados da VE, até o momento, a cobertura vacinal de crianças contra a poliomielite atingiu 97,66% com a imunização 12.696 indivíduos menores de cinco anos de idade do município.

“É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. As crianças de 1 a 4 anos devem tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Não podemos abrir as portas para doenças, como a paralisia infantil, que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS”, disse.

Além da vacina contra a paralisia infantil, também são oferecidos mais de 15 imunizantes para a população infanto-juvenil. E neste público, a cidade registrou somente 16,70% com a atualização de 3.628 cadernetas de crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos de idade. A enfermeira comentou que a atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlar e diminuir a incidência de doenças e evitar possíveis epidemias. “Essa semana é mais uma oportunidade que os pais têm para atualizar em um único dia a caderneta de vacinação de seus filhos, pois a imunização evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo o óbito de crianças e adolescentes”, frisou.

As vacinas são oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBBs) do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. E somente nas unidades da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior a imunização ocorre em horário estendido das 8h às 17h.

Importante
Na sexta-feira, 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público. Por isso, em razão da celebração da data é ponto facultativo e folga dos servidores municipais. Portanto, não haverá expediente na Prefeitura e nas autarquias municipais neste dia.

Na área de saúde, urgências e emergências serão atendidas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Novo II, UPA do Jardim Santa Marta e no Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos. Não haverá atendimento nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do munícipio nem vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, Influenza e Covid-19. O atendimento nos postinhos de saúde volta normalmente na segunda-feira, 31 de outubro, às 8h.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação 2022
Período: até 31 de outubro
Horário: Nesta semana, de segunda a quinta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30

UBS Centro de Saúde