Ministério da Saúde prorroga a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação até o dia 31 de outubro

Ministério da Saúde prorroga a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação até o dia 31 de outubro

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização de Caderneta até o dia 31 de outubro. Iniciada em 8 de agosto, a campanha estava prevista para terminar na última sexta-feira, 30 de setembro. No entanto, devido à baixa adesão no país, a ampliação do prazo tem como objetivo aumentar as coberturas vacinais nos municípios.

A meta é alcançar margem igual ou superior a 95% para a vacina contra a paralisia infantil. Segundo dados do órgão federal, até o momento, 54,21% das crianças na faixa etária entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade foram imunizadas contra a doença no Brasil e cerca de seis milhões de doses foram aplicadas desde o começo da mobilização. É importante destacar que toda a população com menos de cinco anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil. 

Município
Em Mogi Guaçu, a campanha de vacinação contra a poliomielite apresenta números positivos e o índice de adesão já atingiu 97,66% com a imunização 12.696 crianças menores de cinco anos de idade do município. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Thatiana de Faria Póvoa, comentou que este público aumentou cerca de 44% na cidade.

“Tínhamos registrado 9.019 crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Porém, após o início da campanha, constatamos que este grupo cresceu para 13 mil indivíduos no município. Deste número, já vacinamos 12.696 crianças”, disse. 

Tathiana Póvoa ressalta que as crianças menores de um ano devem ser imunizadas, conforme a situação vacinal para o esquema primário. “As crianças de 1 a 4 anos devem tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico”, explicou. 

A imunização contra a paralisa infantil é destinada para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de já terem tomado todas as doses de rotina. Já a campanha de multivacinação é para crianças e adolescentes com até 15 anos de idade. A campanha está sendo realizada nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBBs) da cidade.

As vacinas são oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBBs) do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h45 e das 13h às 15h. Já nas unidades da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior a imunização ocorre em horário estendido das 8h às 17h. 

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação 2022
Período: até 31 de outubro 
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h  

UBS Centro de Saúde 
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ypê II
USF Ypê Pinheiro
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Chaparral
USF Suécia
USF Chácaras Alvorada

Segunda a sexta-feira das 8h às 17h  
USF Santa Cecília
UBS Zona Sul
UBS Martinho Prado Júnior 

Vacinas disponibilizadas para crianças
BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.
Vacinas disponibilizadas para adolescentes
Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).