Obras das novas unidades de saúde avançam; UBS do Ypê Amarelo tem previsão de entrega para março

Obras das novas unidades de saúde avançam; UBS do Ypê Amarelo tem previsão de entrega para março

A Administração Municipal avança na ampliação da rede pública de saúde com o progresso das obras de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-IJ), todas localizadas na Zona Norte de Mogi Guaçu. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado e os novos equipamentos vão reforçar o atendimento da população com estruturas modernas e maior capacidade assistencial já a partir de março – prazo previsto para entrega das obras da nova UBS do Parque Residencial Ypê Amarelo, que estão em fase final de execução.

Nesta semana, a empresa responsável dará início à instalação das portas internas das salas, além da concretagem do estacionamento. O prédio terá área total de 453,45 m² e está localizado entre as ruas Georgina Theodoro de Oliveira e Maria Tereza Vedovello.

A UBS contará com oito consultórios médicos, destinados para os atendimentos de triagem, inalação e coleta, curativos e suturas, ginecologia, psicologia, nutrição e clínica geral. A estrutura incluirá ainda consultório odontológico, sala de vacinação, salas de esterilização e estocagem de medicamentos, recepção, copa, almoxarifado e sanitários.

UBS Jardim Imperial
Já as obras da nova Unidade Básica de Saúde do Jardim Imperial seguem em duas frentes de trabalho simultâneas: a instalação da estrutura de madeira do telhado e a aplicação do piso de granilite. O material, conhecido pela durabilidade e acabamento estético, é composto por cimento, areia e pedriscos minerais.

A construção dessa unidade integra o pacote de investimentos na saúde municipal com recursos do Ministério da Saúde, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Iniciada em julho de 2025, a obra tem prazo de conclusão de 12 meses.

Com área de construção de 697,35 m² e 32 cômodos, o postinho contará com 14 salas de atendimento, incluindo dois consultórios de clínica geral, um ginecológico, um consultório multisala lilás (espaço destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência), três consultórios odontológicos e farmácia.

CAPS-IJ
A construção do novo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-IJ) avança com a execução da estrutura metálica do telhado e dos serviços de reboco interno e externo. Recentemente, também foram concluídas as instalações hidráulicas e de esgoto.

A unidade está sendo construída na Rua Antonio Luís Filho, no Jardim Novo II, e terá 718,80 m² de edificação, com 24 cômodos. O projeto contempla estacionamento com 15 vagas, sendo sete para motos, seis para carros e uma destinada a pessoas com deficiência (PCD).

O CAPS-IJ contará com sete salas para atendimento individualizado, duas para atividades coletivas, espaço de convivência interna, além de ambientes administrativos, arquivo, almoxarifado, depósito de material de limpeza, cozinha, refeitório, recepção, sala de reuniões e rouparia. A estrutura inclui ainda cinco sanitários, sendo três adaptados para pessoas com deficiência.

UBS do Jardim Sakaida
Até o momento, toda a etapa de fundação da UBS do Jardim Sakaida foi concluída. A obra encontra-se na fase de execução da alvenaria das paredes internas do prédio, bem como da construção dos muros. Porém, em razão do atraso na execução do cronograma por parte da empresa responsável pelo serviço, a Winner Construtora Ltda., a Prefeitura de Mogi Guaçu aplicou multa no valor de R$ 137.931,51, nos termos das cláusulas contratuais e da legislação vigente. A empresa comunicou que as obras serão retomadas nesta semana.