Construção para base de concreto da nova ponte da Avenida Brasil é iniciada

Nesta semana, a etapa de construção para base de concreto da nova ponte da Avenida Brasil, que contempla a execução da primeira fundação dos pilares de sustentação da mesma, foi iniciada. Desta forma, a construtora responsável pela obra dá continuidade ao cronograma, que é acompanhado de perto pela Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade (SOM).

A nova ponte da Avenida Brasil terá oito tubulões – tipo de fundação profunda composta por segmentos de seção circular – sendo quatro de cada lado, que servem de base de apoio para que, em breve, sejam confeccionados os pilares de sustentação da ponte.

“Sua execução é feita pela escavação de um fuste cilíndrico e de uma base, que costuma ser alargada em formato de cone. As fundações têm armação de aço e seus segmentos são concretados in loco. Em geral, os tubulões têm pelo menos 70 cm de diâmetro e costumam ser usados para obras de carga elevada, como pontes, viadutos e edificações de grande porte”, explicou o engenheiro civil da pasta, Marcos Paulo Risseto Alves Bueno.

Ele informou que, à medida que a escavação prossegue, o tubo vai penetrando no solo e que, em determinado ponto, a base é alargada para sustentar melhor o alicerce. “Aí, então, o tubulão é enchido com concreto e sobre ele se constrói um bloco, também de concreto, que servirá de base para os pilares de sustentação da parte plana da ponte, o chamado tabuleiro”.

Marcos Paulo comenta que esta fundação é mais moderna e segura para quem utilizará a passagem futuramente. “Trata-se de uma etapa de extrema relevância para as próximas fases do trabalho, pois é o que dará sustentação as cortinas de ferro da obra e vai garantir a durabilidade da estrutura”.

Encerrando-se a fase de fundação, a Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade espera pelo início da construção da cortina de concreto, que funcionará como uma parede para conter o aterro. “Na sequência, será executado o lançamento de vigas de concreto protendido, seguido da concretagem do tabuleiro da ponte”.

O prazo de conclusão desta obra é de seis meses e, por isso, o engenheiro esclarece que somente após o término dela é que será iniciada a construção da nova ponte da Avenida dos Trabalhadores.

Mobilidade
As novas pontes da Avenida Brasil e Avenida dos Trabalhadores serão executadas por meio de convênio do Programa Avançar Cidade do Governo Federal, com financiamento da Prefeitura de Mogi Guaçu junto à Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$ 29 milhões que estão sendo investidos em mobilidade urbana do munícipio. O convênio prevê ainda as obras da segunda etapa da Avenida Alíbio Caveanha, na região dos Ypês, infraestrutura de recapeamento, criação de pistas de caminhada, alargamento de vias e iluminação pública.