Nova ponte da Avenida Brasil traz mobilidade e mais fluidez ao trânsito de Mogi Guaçu

Nova ponte da Avenida Brasil traz mobilidade e mais fluidez ao trânsito de Mogi Guaçu

O dia 30 de abril de 2024 entrou para a história de Mogi Guaçu! Na tarde desta terça-feira, o prefeito Rodrigo Falsetti e o vice-prefeito Major Marcos Luiz Tuckumantel entregaram a nova ponte da Avenida Brasil, denominada de Ponte Cláudio Luiz Manzoli. Uma solenidade marcou a inauguração do monumento. A nova travessia sentido Norte-Sul, sobre o Rio Mogi Guaçu, foi construída durante a atual gestão, que também foi responsável pelo término da duplicação da Avenida Brasil. 

A Avenida Brasil, um dos mais importantes corredores viários da cidade, ganhou mais mobilidade e o motorista passa a ter mais fluidez no trânsito. Um investimento esperado há anos e que mostra o grandioso projeto em infraestrutura urbana que foi realizado nesta região oferecendo a motoristas e pedestres mais segurança em sua rotina diária de deslocamento. A nova estrutura, que antes era apenas um projeto, ganhou novos contornos nos últimos três anos. 

“Há pouco mais de três anos, quando assumimos, eu e o Major, a estrutura que vemos aqui hoje se limitava a um projeto básico repleto de falhas e inconsistências. Muito distante da grandiosidade até então sempre tão presente nos discursos e tão ausente na prática. Conduzimos todos os estudos técnicos, as adequações necessárias para transformar ideia em ação e a elaboração dos projetos executivos. Todo o processo de contratação e de execução das obras para que pudéssemos chegar até aqui”, lembrou o prefeito Rodrigo Falsetti.

O chefe do Executivo ressaltou que as obras precisam sair do papel e comentou sobre o novo projeto de prolongamento. “Fizemos em três anos, aqui na Avenida Brasil, o que se falou por oito sem nenhum resultado. Duplicamos a pista em nosso primeiro ano de governo. Trouxemos iluminação com tecnologia. Passaremos a partir de hoje, sentido zona sul, pela mais nova ponte de Mogi Guaçu. A primeira sobre o Rio Mogi Guaçu em quase 50 anos. E, já nos próximos meses, ingressaremos nas obras de prolongamento dessa via até a região do Santa Mônica, chegando a Mogi Mirim, resolvendo problemas de tráfego que se estendem há décadas em nossa cidade”, contou.

Além do prefeito e do vice-prefeito, também participaram da solenidade os deputados estaduais Barros Munhoz e Bruno Zambelli, o presidente da Câmara de Mogi Guaçu, Jéferson Luís, acompanhado, pelos vereadores Adriano Batatinha, Pezão, Guilherme da Farmácia, delegada Judite, Lili Chiarelli, Luciano da Saúde, Luís Zanco e Natalino Tony Silva.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Vinícius Marchese, e o conselheiro federal Daniel Montanholi Róbles, representantes da Caixa Econômica Federal, secretários municipais e familiares do homenageado Cláudio Luiz Manzoli também marcaram presença. O evento foi finalizado com o prefeito e as autoridades fazendo o desenlace da fita inaugural e, na sequência, ocorreu a liberação da pista para o trânsito de veículos. 

Avenida Brasil
Além da nova ponte, a Avenida Brasil passou por melhorias nos últimos anos. A via foi completamente duplicada e ganhou ciclovia e nova iluminação em LED. O paisagismo também chama a atenção de quem passa pelo local. Ainda contemplando todas as melhorias promovidas na Avenida Brasil, um novo acesso foi liberado pela atual gestão em dezembro de 2021, na qual foi construída uma interligação. O novo acesso começa nas proximidades do Tiro de Guerra e segue rumo à nova rotatória, localizada em frente ao Condomínio Oregon. 

A Prefeitura deu início ao novo projeto do prolongamento de outro trecho da Avenida Brasil. As áreas particulares estão em fase de desapropriação.  Com o prolongamento, a Avenida Brasil chegará até os condomínios Santa Mônica I e II, próximo da divisa com Mogi Mirim.