PROCON retoma atendimento presencial após quase um ano fechado
- Governo
- 21/01/2021
-
Carreta da Mamografia estará em Mogi Guaçu de 29 de abril a 10 de maio
25/04/2025 - A prevenção e a conscientização em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama são fundamentais para a saúde da mulher. Nesse sentido, Mogi Guaçu ...
-
Fundo Social promove Campanha do Agasalho em parceria com a EPTV Campinas
24/04/2025 - O Fundo Social de Solidariedade de Mogi Guaçu promove, em parceria com a EPTV Campinas, a Campanha do Agasalho 2025 com o objetivo de arrecadar ...
-
24/04/2025 -
A Secretaria de Finanças recebeu nesta quarta-feira, dia 23 de abril, os mais de 70 mil carnês físicos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ...
-
Influenza: Cidade vacina 6.825 pessoas contra a doença em 15 dias de campanha
23/04/2025 - Em duas semanas da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), em Mogi Guaçu, iniciada em 7 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou ...
-
Mais de mil estudantes vão participar do 3° Festival de Danças das Escolas Municipais de Mogi Guaçu
23/04/2025 - Nesta semana, a Secretaria Municipal da Educação vai promover o 3º Festival de Dança das Escolas Municipais de Mogi Guaçu, no Centro Cultural, no Jardim ...
-
Contemplada com 300 unidades, Mogi Guaçu avança em processo de cadastro do MCMV
28/03/2025 - A Secretaria Municipal de Habitação, Indústria e Comércio de Mogi Guaçu encaminhou nesta quinta-feira, 27 de março, proposta ao fundo gestor do Programa “Minha Casa, ...
-
Mais de 28 mil imóveis são isentos do IPTU em Mogi Guaçu; dívida ativa do imposto ultrapassa os
28/03/2025 - A Secretaria de Finanças prepara a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025, sendo que os boletos online já estão ...
-
Médico fará laudo após avaliação em pessoas em situação de rua
27/03/2025 - A Equipe Segurança, Cidadania e Acolhimento (Esca), em parceria com as Secretarias de Assistência Social, de Segurança e de Serviços Municipais, continua com o trabalho ...
-
Qualifica SP oferece curso gratuito de inteligência artificial
27/03/2025 - O Qualifica SP, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com inscrições abertas para o curso online IA para todos. Interessados em participar podem ...
-
Mogi Guaçu sedia 1ª fase dos Jogos Escolares Estudantis do Estado de São Paulo
26/03/2025 - Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) 2025 das categorias sub14 e sub17 tiveram início no dia 20 de março. A organização do ...

O Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Mogi Guaçu reabriu suas portas para o atendimento presencial nesta quarta-feira, 20 de janeiro, respeitando todas as a normas sanitárias e de prevenção ao novo coronavírus.
O posto, que estava fechado ao público desde abril de 2020, voltou com novo horário de atendimento, das 9h às 16h às segundas, quartas e sextas-feiras e das 9h às 13h às terças e quintas-feiras.
“Sabemos da importância de serviços como este, que auxiliam as pessoas em momentos de dificuldade e, muitas vezes, de carência de informações. Por isso determinamos, de imediato, a retomada do atendimento em nossa unidade do PROCON”, destacou o prefeito Rodrigo Falsetti.
A coordenadora a unidade, Noéle Kievitsbosch, explica que foram disponibilizados para os cidadãos álcool em gel na entrada da sede e frascos em cada mesa de atendimento, além de um dispositivo de proteção de acrílico para evitar contato direto entre funcionários e o público.
Somente seis pessoas podem permanecer dentro das dependências do local e cada uma delas deve sentar-se em cadeira devidamente marcada, obedecendo a regra de distanciamento de um metro entre cada indivíduo. Caso o número de pessoas exceda o estipulado, uma senha é entregue e o munícipe deve aguardar o atendimento no espaço externo até ser chamado.
Serviços
De forma geral, o PROCON atende todos os assuntos que envolvem relação de consumo na compra de produtos ou serviços, dentre os quais estão os de telefonia, TV, internet, agências/pacotes de turismo, despachantes, funerários, mecânicos, imobiliários, problemas com imóveis locados, débitos referentes a energia e água em nome do locatário após a entrega das chaves, entre outros, sendo discutido desde a forma de oferta do serviço, vícios em sua execução e garantias.
Também atende assuntos financeiros e dúvidas referentes a cobranças, baixa de pagamentos e, em alguns casos específicos, trata da negociação de débitos.
“Quanto aos produtos, discutimos os problemas relacionados à recusa de entrega, cumprimento da oferta, recusa em fornecer atendimento em garantia e o cancelamento de compra seguindo a legislação”, conta a coordenadora.
Como o órgão atende a relação de consumo, é necessário que se leve, além dos documentos pessoais – RG, CPF e Comprovante de Endereço –, os documentos relacionados com a demanda do consumidor como, por exemplo, Nota Fiscal Paulista, troca de e-mails e protocolos. Quanto maior a documentação, melhor para o PROCON no prosseguimento da queixa do consumidor contra a empresa. Noéle reforça ainda que o PROCON não atende problemas referentes a indenizações e danos morais por serem questões judiciais. E nada referente a impostos e taxas.