Prefeito assina novo convênio com Santa Casa para realização de cirurgias eletivas

Prefeito assina novo convênio com Santa Casa para realização de cirurgias eletivas

O prefeito Rodrigo Falsetti assinou nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, novo convênio com a Santa Casa de Misericórdia para a realização de cirurgias eletivas abrangendo a média e alta complexidade nas áreas de ortopedia, cardiovascular, ginecologia e urologia, com duração inicial de cinco meses, podendo ser prorrogado. Esse é o segundo termo assinado com o hospital, a fim de diminuir as demandas de cirurgias reprimidas do município. A principal novidade é a inclusão de procedimentos ortopédicos. 

O novo convênio foi tema de reunião no gabinete nesta semana, quando o chefe do Executivo recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, liderada pelo secretário municipal Gildo Martinho de Araújo. O vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel, o chefe de Gabinete, Ruben Novaes, e o vereador Luciano da Saúde também participaram. Estão previstas 275 cirurgias entre todas as especialidades, sendo 55 por mês. Desse total, 14 procedimentos serão ortopédicos. O investimento é de R$ 1.079.589,22, sendo R$ 1 milhão de emenda parlamentar do deputado estadual Altair Moraes conquistada prefeito Rodrigo Falsetti com o apoio dos 11 vereadores. 

“Nós estamos discutindo aqui um plano de ação que será colocado em prática para avançarmos com as cirurgias reprimidas. Com esse novo convênio, nossa meta é andar dois anos a fila em algumas especialidades. Nós temos os recursos para esse novo pacote e vamos buscar mais para ampliarmos a oferta”, destacou o prefeito.

A maior demanda diz respeito à área de ortopedia, com pacientes que aguardam desde 2016. A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais a situação por conta de as cirurgias terem sido canceladas. “Nós vamos avançar no atendimento de algumas especialidades e estamos confiantes na retomada das cirurgias ortopédicas, nossa principal demanda. Vamos conseguir avançar e reduzir expressivamente as filas”, ressaltou o secretário de Saúde. 

As cirurgias já começam a ser realizadas a partir deste mês pelo corpo clínico da Santa Casa. O convênio foi feito nos mesmos moldes do assinado em outubro do ano passado, quando 510 cirurgias eletivas foram realizadas – todas relacionadas a sistemas circulatório, digestivo, urinário, neurológico e osteomuscular. É importante destacar que o repasse financeiro será mediante a execução dos procedimentos cirúrgicos.

Os pacientes serão atendidos conforme o tempo em que estão na fila de espera e as cirurgias serão agendadas seguindo a ordem do Cadastro de Demanda por Recurso (CDR). As especialidades elencadas abrangerão crianças, jovens, adultos e idosos.