Boletos do IPTU estão disponíveis para impressão no Portal da Prefeitura

Boletos do IPTU estão disponíveis para impressão no Portal da Prefeitura

Após reestruturação dos sistemas de lançamento dos tributos municipais, a Prefeitura disponibilizou nesta quinta-feira, dia 5 de maio, acesso no Portal da Prefeitura, em www.mogiguacu.sp.gov.br, para impressão dos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da taxa de coleta de lixo, entre outros. O contribuinte que optar pela quitação à vista terá 8% de desconto. O pagamento parcelado será feito em 9 etapas, com primeiro vencimento em maio: dias 16, 17, 18 e 19, de acordo com a inscrição imobiliária. 

Para acessar o carnê eletrônico, basta clicar na aba Serviços, em IPTU. Na sequência, basta clicar em Segunda Via e Espelho de IPTU. Depois, digite o número da inscrição imobiliária para acessar os documentos. Caso o contribuinte não lembre ou não saiba o número, recomenda-se a consulta em qualquer carnê de IPTU dos anos anteriores. Daí para a frente, é só clicar no débito correspondente, selecionar a parcela que deseja pagar e clicar no botão imprimir. 

A última parcela, de número 99, é a cota única, com 8% de desconto no pagamento em dia. Assim, o contribuinte fica quites com o débito do IPTU de 2022. Além das parcelas do IPTU desse ano, o link também disponibiliza boletos para o ISSQN e taxas de licenças. 

“Os carnês estão sendo impressos e serão enviados aos contribuintes pelos Correios. Pelo site é possível adiantar esse processo para pagamento dentro do prazo da primeira parcela e cota única”, comentou o secretário municipal de Finanças, Paulo Roberto Campos Valim.

Até a oitava parcela, mês a mês, as datas serão as mesmas para pagamento, para que o contribuinte possa se organizar mais facilmente. A última parcela, a nona, poderá ser quitada a qualquer momento até o dia 23 de dezembro. Neste ano, cerca de 70 mil carnês serão emitidos e o município espera arrecadar aproximadamente R$ 33 milhões com os tributos. 

Pagamento
Os pagamentos do IPTU 2022 poderão ser realizados por meio de caixa eletrônico, bancos 24 horas, internet banking, além dos correspondentes bancários (Casas Lotéricas e Casas Bahia) até a data de vencimento. Após o vencimento, recomenda-se a atualização do boleto por meio do Portal da Prefeitura, em www.mogiguacu.sp.gov.br, ou presencialmente, no Departamento de Arrecadação, instalado no Paço Municipal. 

Nesse ano, para efeitos de cálculo e lançamento do IPTU, foram aplicados os índices da variação do IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, apurado de 1º de novembro de 2020 a 31 de outubro de 2021, correspondente a 10,6727%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).