Carnês físicos do IPTU começam a ser distribuídos pelos Correios na próxima semana; Refis 2025 está descartado 

Carnês físicos do IPTU começam a ser distribuídos pelos Correios na próxima semana; Refis 2025 está descartado 

A Secretaria de Finanças recebeu nesta quarta-feira, dia 23 de abril, os mais de 70 mil carnês físicos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o início da distribuição nas residências, a partir da próxima semana. Por conta do atraso na impressão, o prazo para o pagamento da primeira parcela ou da cota única do imposto e da Taxa de Coleta de Resíduos foi prorrogado.

Agora, a cota única ou a 1ª parcela poderá ser liquidada até o vencimento da 2ª parcela, permanecendo inalterados os demais vencimentos. Neste caso, o pagamento parcelado ou a cota única poderá ser feito com o primeiro vencimento agendado para os dias 25,28,29 e 30 de maio. Porém, quem optar pelo parcelamento terá que liquidar a primeira e a segunda parcelas em maio sem juros. 

Até a nona parcela, mês a mês, as datas serão as mesmas para pagamento, para que o contribuinte se organize financeiramente. Os vencimentos dos carnês terão a data de vencimento de acordo com número de cadastro municipal do imóvel. O pagamento da cota única terá desconto de 8%, exceto para a taxa de coleta de resíduos. 

Os boletos do IPTU são aceitos em qualquer agência bancária, casas lotéricas e internet banking. Vale lembrar que os carnês do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos estão disponíveis no site da Prefeitura. Uma das novidades do IPTU 2025 é a possibilidade de pagamento via pix ou por meio do QR Code ou código de barras.  

Vale lembrar que esse ano não haverá o Programa Especial de Recuperação Fiscal, o Refis. 

Emissão online do IPTU 2025 passo a passo

Para realizar o pagamento de forma online, o cidadão deve ter em mãos o número de cadastro municipal do imóvel. Este dado fica disponível na capa de carnê de IPTU, do lado direito do nome e endereço do contribuinte. 

1) Entrar no link
https://mogiguacu.intertecsolucoes.com.br/ords/mguacu/f?p=1577:1::::::
 Para assim, ter acesso a 2ª via das parcelas.  

2) Digitar a inscrição imobiliária do imóvel, sem traços, com as duas iniciais maiúsculas e mais os 12 dígitos numéricos.

Exemplo: NE123456789000.