Guaçuano se destaca em torneio internacional de xadrez

Com 16 anos, o enxadrista Gabriel Duque obteve excelentes resultados durante VIII Floripa Chess Open 2022 – (Aberto de Xadrez de Florianópolis), ocorrido entre os dias 24 e 30 de janeiro, em Santa Catarina. O guaçuano conquistou o 5º lugar entre os atletas que não possuem rating internacional da modalidade e a 16ª colocação na categoria Sub-18.

O Floripa Chess Open, que é o maior torneio da modalidade da história do Brasil, contou com a presença de 500 participantes, entre eles: oito mestres internacionais; 13 GM (Grandes Mestres), enxadristas que compõem a elite do xadrez mundial; 24 mestres da FIDE (Federação Internacional de Xadrez); 13 candidatos a mestre e mais 97 mestres de 10 países diferentes.

Nas 10 rodadas em que jogou no torneio, o adolescente apresentou um jogo sólido e de cálculos profundos conquistando 5,5 pontos e, assim, um desempenho de mestre nacional. O adolescente venceu cinco partidas, empatou uma e perdeu apenas para mestres nacionais ou adversários que demonstraram um maior nível de jogo.

Atleta com rápida evolução, Gabriel Duque, treina há dois anos nas escolinhas de xadrez e dama da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). Além de seu raro talento, o enxadrista guaçuano também é disciplinado, pois treina diariamente sem deixar de se dedicar aos estudos e a prática do Kung-Fu.