Dengue é tema de reunião entre representantes de escolas

Dengue é tema de reunião entre representantes de escolas

A manhã desta quinta-feira, dia 5 de maio, foi de reunião no Teatro Tupec do Centro Cultural entre representantes das escolas do município. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de discutir ações que serão colocadas em prática para o combate à dengue. O secretário municipal de Educação, Paulo Paliari, recepcionou os convidados.

“A gente optou por esse encontro para que as informações cheguem a todos e para que possamos nos unir nesse combate à dengue. A ideia é de que cada unidade escolar desenvolva uma ação com a temática com seus alunos, porque eles são multiplicadores das informações”, comentou durante a abertura do encontro. 

A enfermeira da VE, Tathiana Póvoa de Faria fez um alerta aos representantes de escolas municipais, estaduais e particulares sobre o aumento de casos no município e pediu a colaboração de todos. “A gente tem visto o crescimento dos casos de dengue e temos pacientes positivos em todas as regiões do município. Ações simples do dia a dia podem contribuir para a diminuição dos casos”, reforçou ao lembrar que os casos de Covid-19 também continuam sendo registrados. “Estamos atuando no combate à dengue e temos visto o crescimento dos casos de Covid-19 e temos reforçado nossas ações, principalmente a vacinação”. 

A bióloga da Vigilância Epidemiológica, Cristiana Monteiro Ferraz, falou sobre o avanço da dengue no município. A profissional falou sobre os sintomas da doença e os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “O mosquito não respeita muro, então, é importante que cada morador cuide de sua casa e do seu quintal. É uma ação primordial para lutarmos contra a doença”, destacou. 

São 1.092 casos positivos de dengue, segundo dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica. Ações estão sendo colocadas em prática pela Prefeitura sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria de Educação, por exemplo, vai promover um ciclo de teatro nas escolas municipais, estaduais e particulares. As apresentações começam na segunda-feira, dia 9 de maio, e serão feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. As escolas de ensino fundamental serão as primeiras a receber os atores que terão a missão de chamar a atenção dos estudantes sobre a doença.  

Toda a comunidade escolar já foi avisada que o Dia D de combate à dengue será realizado no próximo dia 14, um sábado, com um mutirão de limpeza nos bairros da região dos Ypês. A ação deve contar com a participação de 200 pessoas, entre voluntários e servidores, que vão visitar as casas e falar sobre a importância da limpeza dos quintais e evitar os objetos que acumulam água parada. Serão visitados os Ypês I, II, III, IV, VI, VII e o Jardim Santa Marta.