Secretaria da Educação intensifica zaladoria e manutenção nas escolas municipais

Secretaria da Educação intensifica zaladoria e manutenção nas escolas municipais

Durante o período de recesso e férias escolares, a Secretaria Municipal da Educação está executando uma série de serviços de manutenção nas unidades da rede, como pintura, roçagem e reparos estruturais. O objetivo é garantir mais segurança, conforto e melhores condições estruturais para os estudantes no retorno das aulas, previsto para a segunda-feira, 2 de fevereiro.

Nesta semana, conforme cronograma estabelecido pela Pasta, os trabalhos contemplam quatro escolas. Duas delas estão localizadas na Zona Norte de Mogi Guaçu. No Centro de Educação Infantil (CEI) Adolphina de Souza Martini, no Jardim Ypê II, está sendo realizada a pintura completa do prédio. Os serviços tiveram início nas áreas internas, como salas de aula, e avançaram para os espaços externos, incluindo pátio e área administrativa.

Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cleonice Aparecida da Cruz Kilburn Thiele, no Jardim Ypê I, está em andamento a manutenção da rede de esgoto externa. O serviço envolve a inspeção e substituição de tubulações danificadas por raízes de árvores, problema que vinha comprometendo a rotina escolar. “Para a execução do trabalho, está sendo necessário o uso de uma retroescavadeira para a abertura de valas, garantindo a realização completa dos reparos”, explicou a secretária-adjunta da Educação, Josiane Luciano Oliva.

Na Zona Leste, outras duas unidades também recebem serviços de zeladoria. Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vitória Bueno Fantinato, no Jardim Alvorada, está sendo feita a pintura do refeitório e, na sequência, está prevista a pintura do playground, promovendo a revitalização dos espaços utilizados pelas crianças. Já na EMEF Milton Franco de Faria, no Jardim Suécia, ocorre a pintura do pátio escolar, incluindo a revitalização das brincadeiras de chão.

Além dessas ações específicas, a Secretaria da Educação ressalta que todas as unidades escolares estão recebendo serviços de zeladoria, roçagem e retirada de resíduos, para garantir a organização e limpeza dos ambientes. “Paralelamente, equipes da área elétrica atuam nas escolas com consertos, manutenções e novas instalações de ventiladores, melhorias na iluminação e outras adequações necessárias para proporcionar ambientes mais confortáveis. As demandas hidráulicas também estão sendo atendidas, com reparos já encaminhados ou em execução”, destacou Josiane.

A secretária-adjunta reforçou ainda que as ações realizadas durante o recesso escolar são fundamentais, porque permitem a execução de serviços mais amplos sem prejuízo para as atividades pedagógicas. “Dessa forma, asseguramos que estudantes, professores e demais profissionais encontrem ambientes seguros, organizados, acolhedores e adequados para o início de mais um ano letivo”, finalizou.