Medalhistas guaçuanos das Paralimpíadas Escolares 2025 vão ser homenageados no Palácio dos Bandeirantes

 Medalhistas guaçuanos das Paralimpíadas Escolares 2025 vão ser homenageados no Palácio dos Bandeirantes

Os estudantes das redes estadual e municipal de Mogi Guaçu que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares 2025 serão homenageados em uma cerimônia especial no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, na capital paulista. A delegação do Estado contou com quatro paratletas guaçuanos nas provas de atletismo: Gabriella de Oliveira (três medalhas de ouro), Baruque de Carvalho Santos (uma de ouro e duas de prata), além de Claudeilson Silva Ramalho e Ricardo Barbosa de Jesus Cruz.

A solenidade, organizada pela Secretaria de Esportes do Estado (SESP), será realizada no dia 9 de dezembro, uma terça-feira, às 10h, e reconhecerá oficialmente o desempenho dos estudantes locais que representaram o município na etapa nacional da competição. Nesta semana, os estudantes foram recebidos pelo prefeito Rodrigo Falsetti, acompanhados pelo secretário da Educação, Paulo Paliari. 

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Ana Paula Vilela, destacou que a competição tem como objetivo valorizar o esporte escolar paulista e evidenciar o impacto das ações de base promovidas nas escolas estaduais e municipais. “Os atletas irão receber menções honrosas, reforçando a importância do trabalho conjunto realizado pelos professores de Educação Física e pelas instituições envolvidas nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP)”, afirmou.

Segundo ela, a homenagem também irá reconhecer o esforço coletivo entre as Secretarias Municipais da Educação e de Esporte e Lazer (SEL), a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro Paula Souza, em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp). “Essa união de esforços tem sido fundamental para revelar novos talentos e fortalecer o esporte paralímpico paulista, contribuindo para a formação da próxima geração de atletas do país”, destacou.

Ana Paula lembrou ainda que Mogi Guaçu mantém uma presença marcante nos JEESP, especialmente nas modalidades paralímpicas. “Ano após ano, estudantes do município se destacam, acumulam medalhas e fortalecem a delegação paulista, contribuindo para o protagonismo do Estado no cenário esportivo nacional”, disse.

Medalhas
Gabriella de Oliveira, 12 anos
Escola Estadual Profª Benedita Nair Xavier Vedovello
– Três medalhas de ouro (60 metros, 100 metros rasos e lançamento da pelota) e quebrou o recorde escolar nos 100 metros rasos

Baruque de Carvalho Santos, 13 anos
Escola Estadual Profª Benedita Nair Xavier Vedovello
Uma medalha de ouro no lançamento da pelota (com recorde escolar)
Duas medalhas de prata nos 60 metros e 100 metros rasos

Claudeilson Silva Ramalho, 16 anos
Ricardo Barbosa de Jesus Cruz, 14 anos
Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profº Geraldo Sorg
Participaram das provas de atletismo, representando Mogi Guaçu com dedicação, ainda que não tenham alcançado o pódio.