Secretário da Educação participa de debate sobre os planos decenais de educação em São Paulo

Secretário da Educação participa de debate sobre os planos decenais de educação em São Paulo

Dirigentes Municipais de Educação de todo o Estado participam nesta semana, em São Paulo, de oficinas práticas voltadas à metodologia de elaboração dos Planos Decenais de Educação. Trata-se de um momento de formação, troca de experiências e construção conjunta, com foco no fortalecimento da educação pública paulista.

O Encontro Estadual de Cooperação Técnica ocorre de 12 a 15 de agosto, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), também tem como objetivos disseminar a proposta do novo Plano Nacional de Educação (PL nº 2.614/2024), fortalecer a apropriação dos dados educacionais e discutir a rede de cooperação entre os municípios.

O secretário da Educação de Mogi Guaçu, Paulo Paliari, participou como representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e estava acompanhado da presidente do Conselho Municipal de Educação e supervisora de Ensino, Danielle Cristina Ferreira Mariano. Eles participaram do evento na terça-feira, dia 12 de agosto. 

“A construção dos Planos Decenais é uma oportunidade concreta de envolver os municípios em um processo participativo, técnico e comprometido com os desafios reais da educação. É um momento para construirmos políticas públicas com base em dados, escuta e colaboração", comentou Paliari.

O encontro toma como referência o processo de elaboração da proposta do novo PNE – Projeto de Lei nº 2.614, de 2024, enfatizando a importância do planejamento e da proposta metodológica do novo plano, apresentando o guia e os passos metodológicos que devem ser realizados, a fim de que os Estados e os Municípios possam, a partir de suas realidades e em consonância com as metas nacionais, desenhar seus próprios caminhos para a próxima década. 

O objetivo do evento é disseminar a proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e realizar oficinas para promover a formação e a vivência dos participantes em relação à metodologia de elaboração dos planos, às ferramentas e aos painéis de consulta de dados educacionais. O encontro conta com a participação de técnicos e dirigentes da secretaria estadual e das secretarias municipais de educação, conselheiros de educação e representantes dos fóruns de educação.  

“A elaboração de planos decenais de educação representa um momento decisivo para fortalecer o compromisso público por uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa. Para isso, é fundamental realizar uma boa análise diagnóstica para que os novos planos tenham consistência e robustez, de modo que os objetivos, metas e estratégias a serem definidos possam contribuir efetivamente para o alcance do direito à educação”, ressaltou.