Servidores do ensino infantil passam por treinamento visando atualização para os primeiros socorros

Servidores do ensino infantil passam por treinamento visando atualização para os primeiros socorros

A segunda e terça-feira, dias 19 e 20 de maio, foram dias de treinamento para os servidores do ensino infantil da rede municipal de ensino. A formação de primeiros socorros ocorreu para os profissionais que atuam nas Escolas de Ensino Infantil (EMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs), antigas creches. 

O treinamento ocorreu no Teatro Tupec do Centro Cultural, no Jardim Camargo, e foi promovido pela Secretaria Municipal da Educação com o objetivo de atualizar sobre a Lei Lucas, que determina que os profissionais sejam atualizados sobre primeiros socorros. O bombeiro Leandro, do Agrupamento de Mogi Guaçu, foi o responsável pela formação e abordou diversos temas, como engasgamento e queda. 

A formação atende a lei federal 13.722, conhecida como Lei Lucas, que determina que todos os profissionais das escolas recebam formação periódica sobre primeiros socorros. “Com esse conhecimento, em uma emergência, os servidores estão mais preparados para agir minimizando os riscos de lesões ou algo pior com os alunos”, explicou Paulo Paliari, secretário municipal da Educação.

Segundo ele, a meta é que, em julho, após as férias escolares, o curso de primeiros socorros seja ministrado aos profissionais do ensino fundamental. Assim, todos os servidores terão feito o treinamento. “São quatro horas de formação, sendo duas de aulas teóricas e o restante, práticas. Estão no conteúdo noções de primeiros socorros, quedas, traumas e queimaduras, entre outros temas”, ressaltou.

Lei Lucas
Lucas Begalli Zamori de Souza, que empresta o nome a lei, morreu há sete anos, em Cordeirópolis. Na época, ele tinha 10 anos de idade quando, em um passeio com a escola, engasgou-se e acabou tendo uma asfixia. De acordo com especialistas, se tivesse recebido os primeiros socorros, ele poderia ter sido salvo.