Projeto Lixo tem lugar certo: estudantes participam de palestras sobre meio ambiente 

Projeto Lixo tem lugar certo: estudantes participam de palestras sobre meio ambiente 

O projeto Lixo tem lugar certo - Guaçu mais limpo começa por você! está sendo desenvolvido por duas escolas municipais: EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Professor Ubirajara Ramos, no Ypê Amarelo, e EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Isaura Ana de Freitas Campos, no Jardim Santa Terezinha II. Nesta semana, os estudantes têm participado de palestras sobre o meio ambiente com os palestrantes Ariane Fernanda Evangelista de Souza e Jean Canato. 

O projeto atinge 1.187 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I das duas unidades escolares. A iniciativa é das Secretarias da Educação e de Serviços Municipais (SSM) e visa conscientizar os estudantes sobre a importância do descarte correto do lixo, além de incentivar a reciclagem. O projeto visa promover práticas de educação ambiental de forma lúdica utilizando a Liga do Descarte, criado para o programa.  

“A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao nosso planeta. Nas escolas, essa prática ganha ainda mais relevância, pois é o ambiente onde crianças e jovens podem aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente e adotar hábitos sustentáveis desde cedo”, comentou Alessandra de Marchi Silva, supervisora de ensino.

Diversas atividades estão sendo desenvolvidas, incluindo a coleta seletiva. Lixeiras e bags foram disponibilizadas nas escolas e os estudantes têm levado de casa produtos que devem ser reciclados. “Ao separar materiais recicláveis, como papel e plástico, por exemplo, os estudantes aprendem sobre a importância de dar um destino correto aos resíduos e sobre os ciclos de reciclagem e o assunto acaba sendo debatido em casa”, ressaltou Alessandra.

O projeto é desenvolvido pelas duas escolas no 2º bimestre do ano letivo, sendo encerrado nos dias 5 e 6 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Os alunos participantes vão receber certificados de participação como Guardiões do Meio Ambiente e a escola o troféu Escola Sustentável.