Cultura de Mogi Guaçu recebe troféu Juntos pela Cultura, do Governo do Estado de São Paulo

Cultura de Mogi Guaçu recebe troféu Juntos pela Cultura, do Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi Guaçu recebeu na última terça-feira, 13 de julho, o troféu Juntos pela Cultura, oferecido pelo Governo do Estado e entregue diretamente pelas mãos do governador João Dória durante cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.

O evento teve por objetivo enaltecer as cidades paulistas que foram contempladas para participarem de pelo menos um dos projetos do Programa Juntos Pela Cultura – no caso de Mogi Guaçu, o projeto “Mais Gestão SP: Capacitação em Economia Criativa para Municípios”.

De acordo com o secretário da pasta, André Sastri, o programa auxilia as cidades no fomento e difusão cultural, unindo Estado, Prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a arte e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo. 

“O curso consiste num conjunto de atividades formativas que visam auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a economia criativa, com foco na organização e articulação de uma rede estadual de gestores públicos do setor cultural”, conta. “De um total de 853 projetos selecionados, 524 foram apresentados por 161 prefeituras e 329 por produtores culturais. Ao todo, serão beneficiados 9,9 mil artistas este ano”.

Em 2021, o programa realizou 12 chamadas públicas, sendo sete para munícipios, quatro para artistas e uma para organizações – todos eles voltados à realização de ações culturais com transmissão gratuita para o público por meio da plataforma #CulturaEmCasa. O valor destinado ao Juntos pela Cultura, em todo o Estado, é de R$ 10,6 milhões, 45% a mais em relação ao investimento do ano passado. 

“Ficamos muito felizes por termos sido contemplados. Essa ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é muito importante no sentido de valorização e investimento na cultura”, destacou o secretário. “Merece menção também, e nosso reconhecimento, a organização social guaçuana Voo de Liberdade, que também foi contemplada pelo programa dentro do âmbito do projeto Mais Orgulho”.