Recenseadores do IBGE já visitam residências em Mogi Guaçu

Recenseadores do IBGE já visitam residências em Mogi Guaçu

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou no último dia 1º de agosto a coleta de dados do Censo Demográfico 2022. O trabalho é realizado em todos os municípios brasileiros. Em Mogi Guaçu, a coleta dos dados é feita por mais de 130 recenseadores. 

Além da contagem da população, o Censo Demográfico busca conhecer as principais características de seus habitantes e dos domicílios em que residem. A pesquisa tem caráter obrigatório e confidencial. A meta é fornecer um retrato detalhado de vários aspectos da população brasileira, como educação, saúde, moradia, trabalho e condições de vida. 

Mogi Guaçu foi dividida em 290 setores, incluindo a Zona Rural e o Distrito de Martinho Prado Júnior. A estimativa é de que a coleta de dados se estenda por três meses. Há dois questionários para serem aplicados, um deles com 22 perguntas e outro com 77, sendo este último por amostragem, ou seja, não será aplicado em todos as residências. 

A população pode confirmar a identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE pelo 0800 721 8181 ou diretamente pelo site Respondendo ao IBGE. O crachá do recenseador tem foto, número da identidade (RG) e um QRCode que também permite acesso à página oficial do IBGE com dados do recenseador.

Os recenseadores atuam uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, haverá também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade. Para registro das informações, os recenseadores utilizam o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul.

Em Mogi Guaçu, a equipe mantém atendimento em uma sala cedida pelo Centro Guaçuano de Educação Profissional (CEGEP), no Imóvel Pedregulhal.