Feriado do Natal e de Ano Novo: confira o que abre e fecha

A celebração dos feriados de Natal e de Ano Novo acontecerão nas próximas duas segundas-feiras, 25 de dezembro, e 1º de janeiro de 2024. Em decorrência disso, o Decreto nº 26.958, de 26 de outubro de 2023, de autoria do prefeito Rodrigo Falsetti, dispõe sobre a suspensão do expediente de atendimento ao público na Prefeitura e nas autarquias municipais durante os dias 26, 27, 28 e 29 de dezembro e 2 de janeiro de 2024. Após o período de recesso, o expediente volta ao normal na quarta-feira, 3 de janeiro, a partir das 8h.

No entanto, é importante ressaltar que os serviços públicos de funcionamento ininterruptos considerados indispensáveis, como atendimentos de Saúde, fornecimento de água, coleta de lixo, limpeza pública, Guarda Civil Municipal (GCM) e serviços de fiscalização externa serão realizados normalmente. Assim sendo, confira como funcionarão os serviços públicos nos diferentes setores da Administração Municipal.

Saúde
Urgências e emergências serão atendidas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Novo II, UPA do Jardim Santa Marta e no Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos. Não haverá atendimento nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento nos Postos de Saúde volta normalmente na quarta-feira, 3 de janeiro, às 7h.

IMPORTANTE
Por conta da rotina de um bebê recém-nascido, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover um atendimento excepcional no período de recesso para a realização de exames para esse público específico na terça-feira, 26, e quarta-feira, 27 de dezembro, na sede da Vigilância Epidemiológica localizada na Rua Paula Bueno, 308, no Centro, no período das 8h às 11h. Uma equipe do órgão atenderá os recém-nascidos para vacinação da BCG e para a realização do Teste do Pezinho.

Serviços Municipais
Durante o período de recesso, assim como nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2024, os cemitérios permanecerão abertos normalmente das 6h às 18h com plantonistas para atendimento administrativo. Já a coleta de lixo não será realizada nos dias da celebração dos feriados de Natal, 25 de dezembro, e de Ano Novo, 1º de janeiro de 2024. Nos demais dias 26, 27, 28 e 29 de dezembro, e 2 de janeiro de 2024, coleta de lixo será efetuada normalmente, assim como as feiras livres da cidade.

SAMAE e Defesa Civil
Equipes de plantão serão mantidas para atendimento de emergências. No SAMAE pelo telefone 08000-102-028 e na Defesa Civil pelo 199.

Esporte e Lazer
Todos os Centros Esportivos de Mogi Guaçu estarão fechados no período entre 24 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024. As 15 praças esportivas de Mogi Guaçu voltam ao funcionar na quarta-feira, 3 de janeiro.

Poupatempo
O Poupatempo estará fechado no feriado do Natal na segunda-feira, 25 de dezembro. O expediente ao público volta normalmente na terça, na quarta-feira, na quinta-feira, dias 26, 27 e 28 de dezembro, das 9h às 17h. Na sexta-feira, 29, e no sábado, 30 de dezembro, o Poupatempo estará fechado.  Também no dia do feriado de Ano Novo na segunda-feira, 1º de janeiro de 2024, o órgão permanecerá fechado. O atendimento volta normalmente na terça-feira, 2 de janeiro de 2024, das 9h às 17h. O Poupatempo disponibiliza informações pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.